Como evitar a procrastinação? 5 dicas que vão melhorar seu desempenho acadêmico

17, outubro de 2019

O costume de deixar as coisas para depois tem nome, se chama procrastinação. Além de ser um termo estranho, procrastinar pode ser um grande problema no que diz respeito aos bons resultados nos estudos.

Começar a fazer um trabalho e enrolar para terminar, deixar a matéria ir se acumulando e se desesperar quando chegar a semana de provas…  quem nunca fez isso merece um prêmio. Postergar o máximo que puder para enfim fazer algo no dia do deadline é a realidade de muitos.

Se faz parte da sua rotina adiar tarefas e compromissos, fique tranquilo pois sempre há tempo de mudar seus hábitos. Confira agora 5 dicas eficazes que vão te ajudar a evitar a procrastinação.

 

1- Divida as tarefas

Só de pensar naquele conteúdo todo que você tem que estudar ou nas inúmeras tarefas a serem feitas durante a execução de um trabalho te faz querer adiar para o resto da vida esse compromisso. Mas calma, uma solução para criar coragem é parcelar as tarefas. Divida o que tem de ser feito em pequenos períodos de tempo.

Passar uma tarde toda estudando soa um tanto quanto desanimador, mas tirar 1 horinha do dia para fazer parte do conteúdo e terminar com mais 1 hora no outro dia é algo simples. Dessa forma, a atividade nem vai ficar tão pesada assim.

Além disso, você pode usar nosso kit de estudos para se organizar. Clique aqui e faça o downlaod.

 

2- Sem distrações

As chances de você perder o foco no que está fazendo são grandes quando chega uma notificação no seu celular. Antes de começar a estudar para a prova ou fazer o trabalho tire o celular de perto. Caso você precise dele para o estudo, uma dica é colocar no modo avião e desativar as notificações das redes sociais.

 

3- Recompensas positivas

A gente fica muito mais motivado quando há uma recompensa. Recompensar-se com um “mimo” pode ser uma ótima tática a fim de evitar a procrastinação.

Que tal ganhar um chocolatinho a cada capítulo lido? Ou, a cada 3 check lists concluídos você tem um passe para assistir a um episódio daquela série. Quanto mais legal, mais motivador!

4- Mude o ambiente

Pode se tornar cansativo manter uma rotina de estudo quando você já se acostumou com o cenário. Mudar o ambiente talvez dê mais ânimo. Você pode estudar um dia dentro da biblioteca, outro dia ao ar livre no campus e outro em um dos laboratórios de informática, por exemplo.

5- Foca no futuro

Se é mesmo muito difícil para você acabar de uma vez por todas com essa procrastinação, pense bem sobre os danos que ela pode te causar. Deixar tudo para depois torna estressante a rotina e, de qualquer forma, você terá que concluir sua tarefa.

É muito melhor fazer aos poucos e com calma do que se virar de uma vez movi do pela força do desespero. Terminar o trabalho de madrugada para entregar na primeira aula do dia seguinte é sofrido.

Pense pelo lado positivo. É muito gratificante concluir as tarefas no prazo e aos poucos ir colocando as matérias em dia. Na véspera da prova, você estará tranquilo, pronto para encarar com coragem os desafios futuros.