Direito UVV é classificado para campeonato em Paris

8, novembro de 2019
Texto de Renato Conceição 

 

Estudantes do curso de Direito da Universidade Vila Velha foram classificados para o 15th ICC International Commercial Mediation Competition. O campeonato acontece em fevereiro de 2020, em Paris, na França, e contra com a participação de grupos de diversas nacionalidades. 

Dos dez alunos da UVV integrantes do Núcleo de Práticas Adequadas de Solução de Conflitos (NUPASC), quatro representarão a universidade no campeonato. O grupo, orientado por professores da instituição, é conhecido por promover estudos e práticas para difundir métodos adequados de solução de conflitos, como conciliação, arbitragem e mediação. 

A professora do curso de Direito da UVV a coordenadora do Nupasc, Karime Siviero, comenta como foi saber da classificação: 

“O resultado da seleção saiu há poucos dias e ainda não temos o caso que será trabalhado na competição. É um marco para nossa equipe. Trata-se da maior competição de mediação empresarial do mundo.” 

A fim de que estejam preparados para todo o tipo de desafio no campeonato internacional, Karime explica que alunos e professores do Nupasc se reúnem semanalmente para estudar casos, fazer pesquisas e traçar estratégias. Além disso, a equipe aposta na interdisciplinaridade para se aprofundar nos principais temas da atualidade. 

“Além dos docentes de Direito, convidamos professores de outros cursos da UVV para contribuir com a preparação dos alunos. Assim eles terão conhecimento apurado de todos os aspectos do problema apresentado pela competição. Destacamos, em especial, os encontros voltados ao estudo da oratória e da linguagem corporal”, finaliza a coordenadora do grupo, que divide a função com o também professor de Direito da UVV, Horst Vilmar Fuchs. 

 

Mediação facilita a solução de conflitos 

O objetivo da mediação é solucionar conflitos de forma construtiva e proveitosa. Os mediadores usam o diálogo e os termos da lei para ser ponte em negociações jurídicas. Participam das sessões de mediação as partes interessadas, os advogados, o mediador e o observador. As decisões colaboram para a criação de modelos de conduta eficientes para relações futuras. 

Especificamente no 15th ICC International Commercial Mediation Competition, as mediações envolvem questões empresariais. Mas a prática é ampla e pode colaborar para a solução de casos de várias esferas temáticas. 

 

Whatsapp Link