Como se tornar o empreendedor do futuro

6, janeiro de 2020
Texto de Renato Conceição

 

Empreender pode ser uma das atividades mais recompensadoras na vida de uma pessoa. No entanto, deve-se estar preparado para vencer os desafios do empreendedorismo e aproveitar as vantagens de ser dono da sua própria história. 

É fundamental que o empreendedor do futuro tenha em mente suas potencialidades e saiba como usá-las a favor do seu crescimento. Veja, abaixo, dicas de como libertar suas maiores forças e alcançar sua melhor versão no mundo dos negócios: 

 

Conheça seu propósito 

Propósito é o começo de tudo. Ele é o guia que você precisa para tomar decisões assertivas e alinhadas aos seus planos para o futuro. Entenda “propósito” como o motivo que te faz se empenhar todos os dias para fazer da sua ideia um sucesso. 

Para identificar seu propósito, agrupe as coisas que você gosta de fazer, suas aptidões pessoais e profissionais e onde você quer chegar. Pense naquilo que faz seu coração bater mais forte. A relação entre estes e outros itens tornarão mais claro o caminho que te levará aos seus objetivos. Isso é o seu propósito. 

 

Crie oportunidades 

Empreender é um ato diretamente relacionado à inovação. Ideias de sucesso tendem a apresentar algo inédito – seja pela reinvenção ou aprimoramento de um produto ou ideia já existente, seja pelo ineditismo do que é ofertado. 

Por isso, é preciso estar atendo às oportunidades que nem sempre parecem óbvias. O empreendedor do futuro tem uma perspectiva visionária sobre o cotidiano e aprende a identificar as melhores oportunidades em cenários que, à primeira vista, não sou ricos ou favoráveis à criatividade. 

 

Busque aperfeiçoamento todos os dias 

O aperfeiçoamento do empreendedor do futuro é permanente. Em um cenário concorrido e em constante transformação, como é o mundo dos negócios, mentes brilhantes em busca de sucesso sabem que o aprimoramento é a chave para a manutenção da relevância. 

Leia, estude e pratique seu conhecimento todos os dias. Mantenha-se sempre atualizado sobre insights que podem se transformar em oportunidades no futuro. Se você ainda não passou pela Graduação, a dica é começar por aí. Se você já é formado, que tal um MBA ou uma Especialização? 

 

Baixe o e-book do empreendedor do futuro

Futuro e empreendedorismo são parceiros um do outro. Ambos apontam para um mundo cada vez mais inovador e livre de conceitos que nos mantém presos ao passado. Por isso, é importante preparar-se para ser o empreendedor do futuro. 

Se você quer mais dicas sobre como se tornar este empreendedor, clique aqui e baixe nosso guia completo e EXCLUSIVO sobre como explorar seu potencial e fazer parte de uma nova geração do empreendedorismo. 

Whatsapp Link