Comunicado Geral | Dúvidas e orientações acadêmicas

16, abril de 2020
*Este comunicado foi atualizado em 04/05/20, de acordo com novos posicionamentos relacionados ao retorno às aulas e questões referentes às mensalidades.

 

Olá, caros alunos, professores e comunidade.

Como todos sabem, estamos enfrentando uma crise de saúde em escala global, provocada pela pandemia do Covid-19 (Coronavírus). Esse novo desafio impõe a necessidade de nos reinventar todos os dias, propor soluções, oferecer apoio aos mais vulneráveis e, acima de tudo, exige a colaboração de toda a sociedade.

É importante resistirmos ao pessimismo e insegurança, mantendo a calma para que seja possível encontrar a solução de cada problema. Assim, quando tudo isso passar, sairemos mais fortes e certos de que evoluímos quanto indivíduos e sociedade.

Desde o início da crise, a Universidade Vila Velha tem buscado junto ao seu corpo docente e administrativo, propor soluções para que os estudos de mais de 14.000 alunos não sejam interrompidos. Em função disso, pudemos manter a prestação do ensino sem colocar em risco a comunidade acadêmica.

Para sanar algumas dúvidas, pontuamos abaixo as questões mais frequentes que recebemos ao longo das últimas semanas

 

1) Existe previsão de retorno às aulas?

(Este tópico foi atualizado em 04/05/20).

Em função do novo decreto (nº 4644-R) publicado pelo Governo do Estado, que visa conter o avanço do Coronavírus no Espírito Santo, a Universidade Vila Velha informa que as atividades presenciais de todas as suas unidades continuam suspensas até o dia 30/05, sendo o retorno reprogramado para o dia 01 de junho de 2020.

Uma vez confirmada a data de retorno e dadas as circunstâncias atuais, informamos que as aulas presenciais deverão acontecer ao longo de todo o mês de junho.

Reforçamos, ainda, a importância da colaboração de toda a sociedade diante deste esforço global. Permaneçam em casa durante esse período e, se for realmente necessário sair de casa, utilizem máscaras e evitem aglomerações.

 

2) As atividades que migraram para o ambiente virtual equivalem aos cursos EAD?

As modalidades não são equivalentes. Veja a diferença abaixo:

  • TELEPRESENCIAL: As aulas telepresenciais, implantadas durante a pandemia, se diferem do EAD porque mantém a interação do professor com os alunos em tempo real, exclusivamente para a turma de sua disciplina específica e com a mesma carga horária e dedicação total do docente, sem qualquer possibilidade de trazer algum ganho extra à Universidade.

 

  • EAD: O modelo de aulas utilizado nos cursos EAD é diferente, com menor interatividade, no qual os alunos utilizam majoritariamente aulas e conteúdos gravados, com suporte de tutores para tirar dúvidas, quando necessário.

 

3) As aulas telepresenciais substituirão as aulas presenciais?

Sim. Essa substituição está respaldada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Portaria no 345 de 19 de março de 2020, que diz o seguinte:

“Art. 1º Fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.”

Com isso, estamos seguindo as orientações do Ministério da Educação da melhor maneira possível, disponibilizando toda a tecnologia necessária para o bom funcionamento das aulas. Assim, todos os alunos que estão realizando as atividades telepresenciais não precisarão fazer nenhum tipo de reposição de aulas, exceto as atividades estritamente práticas, que não tem possibilidade de serem realizadas remotamente. Neste caso, a reitoria e as coordenações de curso estão avaliando como será realizada a reposição. Quando esse novo planejamento estiver concluído, os alunos serão comunicados pelas coordenações e pelos canais da instituição.

 

4) Quem teve dificuldade para acompanhar as aulas telepresenciais, terá alguma forma de revisar?

As aulas telepresenciais estão sendo disponibilizadas, posteriormente, no blog do aluno. Dessa forma, o estudante tem mais uma oportunidade para revisar o conteúdo de todas as aulas. Caso exista alguma outra dificuldade relacionada ao ensino ou conteúdo, basta acionar o coordenador do curso para que seja avaliada a demanda.

 

 5) Como ficam as avaliações durante o isolamento social?

Um “Ato Especial” foi expedido pela Reitoria da Universidade para orientar as questões referentes às avaliações acadêmicas. Você pode consultá-lo na íntegra clicando aqui.

 

6) E quem está com dificuldade financeira? Haverá algum tipo de apoio?

(Este tópico foi atualizado em 25/04).

Nas últimas semanas, fomos sensibilizados com o grande número de famílias que foram afetadas financeiramente pela pandemia, e que de alguma forma, precisam de apoio para atravessar essa crise.

Sendo assim, a UVV oficializa, abaixo, a concessão de CONDIÇÕES ESPECIAIS para TODOS os alunos dos cursos PRESENCIAIS. Afinal, sabemos que não lidamos apenas com a formação acadêmica, mas sim com os sonhos e o futuro de milhares de estudantes.

 

CONDIÇÕES ESPECIAIS VÁLIDAS PARA MAIO E JUNHO DE 2020:

 

  • 15% DE BONIFICAÇÃO* para pagamento de mensalidade realizado até o dia 1º de cada mês (maio e junho). Válido para todos os cursos presenciais. (OBS: Devido ao feriado do dia do trabalho, o pagamento com 15% de bonificação do mês de maio pode ser realizado até às 21h do dia 04/05).

 

  • 10% DE BONIFICAÇÃO* para pagamento de mensalidade realizado em qualquer data do mês (maio e junho). Válido para todos os cursos presenciais. (Após a data de vencimento do boleto, a bonificação será mantida, porém serão cobradas correções previstas em contrato).

* A condição especial não é cumulativa com outros programas de bolsa ou bonificações.

Atenção: para obter o benefício de 15% de bonificação na mensalidade referente ao mês de maio, emita o boleto no dia 30/04 (quinta-feira). Caso você já tenha emitido antes dessa data, basta gerar um novo boleto com a atualização do benefício.

 

AGRADECIMENTO

 

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial a todos os professores e técnicos administrativos da UVV, que estão na linha de frente para promover um ensino de qualidade mesmo nas situações mais adversas. Foram necessárias muitas horas e dias de trabalho, treinamentos e planejamentos para migrar a vida universitária para o mundo digital sem prejudicar a qualidade do ensino. A #famíliaUVV forma um time incrível!

Agradecemos imensamente o desempenho e colaboração de todos os alunos, que estão apoiando nossos professores nessa missão e participando das aulas e atividades remotas, mesmo envolvidos em outras questões pessoais e familiares. A vocês, deixamos a certeza de que tudo valerá a pena!

 

Cordialmente,

Diretoria | Universidade Vila Velha