Medidas de apoio social durante a pandemia

4, junho de 2020

As universidades exercem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de qualquer país. Afinal, por meio delas, profissionais são capacitados a entender o mundo e, com isso, desenvolver soluções nas mais variadas vertentes do conhecimento.

Mas especialmente em momentos como este, durante a pandemia, que a união da comunidade acadêmica se torna ainda mais vital para a vida de milhares de pessoas. E foi com esse propósito que a instituição lançou o Programa UVV – Conexão do Bem. Pois somente juntos, conectados, é que transformamos a realidade de forma positiva.

O programa engloba todos os projetos e ações que a Universidade já realiza ou que foram implementados recentemente, e que visa apoiar a comunidade como um todo, seja pela oferta do que a Instituição tem de melhor a oferecer – o conhecimento – ou por medidas mais específicas e emergenciais.

Conheça abaixo cada uma das ações:

 

  • DOAÇÃO DE ALIMENTOS:

A UVV realizou a doação de 4 toneladas de alimentos (em cestas básicas) e material de higiene pessoal, que foram destinadas ao projeto “O bem que contagia”. Por meio deste projeto, todo o material doado chegará à diversas famílias da Grande Vitória, que precisam de amparo para superar esse momento difícil ocasionado pela pandemia. Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o site http://www.obemquecontagia.com.br/ ou o Instagram @obemquecontagiaa.

Toda a comunidade acadêmica também pode se juntar nessa causa e ser um multiplicador do bem. Você pode realizar doações de alimentos, materiais de higiene ou, também,  doar diretamente pelo PicPay do projeto O Bem que Contagia. Qualquer quantia pode significar muito para uma família. Para isso, basta acessar @obemquecontagia direto no app Pic Pay e, ao fazer sua doação, identificar como “Conexão do Bem – UVV“.

 

  • PRODUÇÃO E DOAÇÃO DE ÁLCOOL GEL PARA USUÁRIOS DE TRANSPORTE COLETIVO:

A UVV está produzindo, em seus laboratórios, mais de dois mil frascos de álcool gel de 60ml, que serão distribuídos aos usuários de transporte coletivo da Grande Vitória. Além disso, a ação visa divulgar informações e orientar a população sobre a importância da desinfecção das mãos, visando diminuir a propagação do coronavírus nos meios de transporte coletivo.

 

  • EMPREENDEDORISMO SOLIDÁRIO | CURSO ONLINE:

O que fazemos de melhor é promover a troca de conhecimento para transformar a vida das pessoas e, com isso, mudar o mundo. É com esse objetivo que a Instituição, por meio das plataformas da UVV ON, lançará um curso online e gratuito com foco em pequenos e médios empresários e comerciantes, ajudando-os a reposicionar seus negócios por meio de mentorias especializadas em empreendedorismo, promovidas por professores e alunos voluntários.

O curso será ofertado de 07 a 21 de julho, e os interessados em participar devem se inscrever pelo site da extensão (https://uvv.br/cursos-livres/), a partir do dia 08/06/2020.

 

  • CURSOS DE EXTENSÃO ONLINE E GRATUITOS:

Visando promover o aperfeiçoamento de competências e geração de conhecimento, a Universidade Vila Velha ofertou, por meio da UVV ON, entre 10/04 a 07/05, 10 cursos de extensão totalmente online e gratuitos. Na ocasião, foram 5.000 vagas ofertadas.

A partir de 20/07, um segundo ciclo de cursos será disponibilizado à comunidade, com cerca de 2.000 vagas disponíveis. Para fazer a inscrição, basta acessar https://uvv.br/cursos-livres/.

 

  • LANÇAMENTO DO PROJETO “UVV GO”:

No início de abril, a UVV lançou o projeto UVV GO, que tem o objetivo de promover os empreendimentos de alunos e egressos da instituição, ajudando-os a ganhar mais visibilidade dentro da comunidade acadêmica. Ao todo, mais de 50 empresas já foram cadastradas.

Todas as informações do empreendimento ficam disponibilizadas no site da Universidade, e podem ser acessadas pelo link: https://uvv.br/uvv-go/. E se você é esse empreendedor ou conhece algum colega que seja, veja como pode fazer parte dessa rede:

Basta enviar um e-mail para extensao@uvv.br com os seguintes dados:

Nome completo do aluno | Curso que está matriculado | Nome da Empresa | Resumo da Empresa | Serviços ou Produtos oferecidos | Email | Telefone | Rede social | Site (se houver) | Arquivo com logo da marca (se houver).

 

  • PARTICIPAÇÃO NO INQUÉRITO SOROLÓGICO DE VILA VELHA:

Em apoio ao município de Vila Velha durante o enfrentamento à pandemia do coronavírus, por meio de parceria com a SESA/ES, 46 acadêmicos de Enfermagem estão participando, voluntariamente, na execução do Inquérito Sorológico da cidade. Essa é uma ação que visa estimar o percentual de residentes no ES com SARS-Cov-2, o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, a velocidade de disseminação da infecção e estabelecer a extensão do acometimento das diversas regiões do ES.

 

  • CONHECIMENTO EM REDE – SÉRIE DE WEBINAR:

Por meio da UVV ON, já ofertamos mais de 20 webinars gratuitos à comunidade acadêmica e externa, com variados temas, visando a disseminação do conhecimento durante o período de isolamento social. Ao todo, mais de 2.800 pessoas já participaram do projeto. Posteriormente, os conteúdos são disponibilizados no canal do Youtube da Universidade, que pode ser acessado aqui.

Ao longo das próximas semanas, novos webinars serão realizados neste projeto. Para conferir a lista completa, acesse o link aqui.

 

  • ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E GRATUITO:

Desde o dia 08/04,a Clínica de Psicologia da UVV está realizando atendimentos psicológicos online e gratuito para toda a comunidade acadêmica e seus familiares. A iniciativa visa proporcionar apoio psicológico durante o período de isolamento social da pandemia.

O agendamento deve ser feito pelos telefones abaixo, nos horários indicados:

Das 9h às 12h e das 14h às 17h.

(27) 3421-2082 (Secretaria da área da saúde).

(27) 3421-2230 (NOVA – Núcleo de Orientação e Valorização do Aluno).

Mais informações: www.uvv.br

 

 

Por fim, agradecemos imensamente a atuação de todos os professores, técnicos administrativos e alunos, que não medem esforços para transformar o futuro. Temos certeza que, em breve, vamos superar a pandemia e estaremos todos juntos novamente.

 

Cordialmente,

Universidade Vila Velha

Whatsapp Link