Convênio entre UVV e universidade de Girona - Espanha

13, agosto de 2020

O Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Vila Velha acaba de firmar um convênio de cotutela com o Programa de Pós-graduação em Garantismo e Processo Penal da Universidade de Girona, na Espanha, sob a mediação do Instituto de Direito e História (IDH).

Por meio dessa parceria, os novos mestrandos que optarem por aderir a esta modalidade, receberão dois títulos, sendo um por cada instituição. Dessa forma, os alunos terão aulas tanto com os professores que já fazem parte do programa de mestrado da Universidade Vila Velha, quanto com professores de diversas partes do mundo vinculados à Universidade de Girona/IDH. No entanto, no nível concreto, essa parceria busca formar profissionais altamente qualificados para atuar nas áreas de Justiça e Segurança pública. Isso será feito por meio da construção de ferramentas teóricas e práticas, validadas nacional e internacionalmente, que permitirão uma atuação cada vez mais precisa – e baseada em evidências empíricas – na prevenção e no combate às múltiplas expressões da violência, porém sem perder de vista o respeito às garantias do Estado de Direito.

Para o professor Humberto Ribeiro Junior, Coordenador do Mestrado em Segurança Pública da UVV, o convênio representará uma mudança profunda para o Programa de Mestrado, fazendo com que ele atinja um novo patamar de qualidade e alcance, na medida em que permitirá a troca de experiências entre as nossas pesquisas com as de um centro de excelência europeu.

“Trata-se de um processo de aprendizado mútuo para a busca de soluções no campo da Segurança Pública e Justiça. Tal mudança de abordagem permitirá envolver, de maneira mais intensa, o Poder Judiciário, Ministério Público e Advocacia na solução de problemas concretos dessas áreas de tamanha relevância para o cenário nacional”, complementa Humberto.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UVV, Denise Endringer, reforça que o convênio entre as duas instituições estabelece um marco na consolidação da internacionalização da pós-graduação e das pesquisas na UVV, principalmente no PPGSEG.

“É definitivamente uma excelente oportunidade de experimentar trocas de conhecimento na área de Segurança Pública e crescimento pessoal e profissional. As ferramentas deste convênio ajudarão nossos discentes a avançarem em suas hipóteses de pesquisa, aperfeiçoando o estudo, que agora contará com dois orientadores, facilitando uma visão ampla. É de fato uma multiplicação de possibilidades, vantagens inegáveis da cotutela. Expressamos nossa satisfação e total apoio para o melhor andamento da parceria”.

Para celebrar este importante marco acadêmico para a UVV e o Espírito Santo, foi realizada na manhã do dia 13/08, quinta-feira, um evento de lançamento do acordo, com transmissão ao vivo pelo Youtube da UVV.

Durante a transmissão, o Professor Dr. Jordi Ferrer Beltran, Diretor da Cátedra de Cultura Jurídica da UdG, ressaltou que para haver uma promoção de excelência da cultura iberoamericana, é importante que não existam apenas professores europeus ensinando a alunos latinoamericanos, indicando que a aproximação com os professores brasileiros será algo construtivo e positivo para o programa.

Sobre a formação acadêmica que o acordo promoverá, Beltran complementa dizendo a qualidade do ensino das duas instituições já é reconhecida, mas unidas, terão um desempenho ainda mais forte.

“Juntos, faremos um projeto ainda melhor, além da qualidade, somaremos o reconhecimento das titulações e uma internacionalização que não tínhamos antes. Essa complementaridade de interesses se une a uma oportunidade realmente espetacular de complementaridade de estudos”, conclui o Diretor de Cultura Jurídica da UdG.

Whatsapp Link