Alunos UVV são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

17, dezembro de 2020

Os alunos Danielly Leão da Silva, de Fisioterapia UVV, e Sérgio Ricardo Freire de Souza, de Engenharia Elétrica UVV, participaram da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Com orientação do Prof. Felipe Pedroso, conquistaram o 2º lugar na categoria Coletivo Ensino Superior – Tema Livre, com o projeto “Calf Pump – órtese mecânica para prevenção da trombose em membros inferiores”.

O evento foi realizado no final de novembro, e devido à pandemia do Covid-19, essa edição foi totalmente online. A organização foi da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria da Educação (Sedu).

 

DA IDEIA AO PRÊMIO

O projeto teve início em 2019, na feira de inovação da UVV, InovaWeek. Danielly conta que, durantes as aulas, percebeu a necessidade de um aparelho que não fosse caro como os que estão no mercado. “Normalmente, esses equipamentos são apenas encontrados em hospitais. Por isso, nossa ideia era popularizar a órtese, principalmente porque existem muitos pacientes que estão em tratamento domiciliar”, disse.

Sérgio comenta que, a ideia de participar da feira se deu em decorrência do momento atual, onde muitas pessoas estão isoladas e em repouso.  “Concorrer com mais de 40 projetos e conquistar o segundo lugar é uma honra para nós”, comemora.

A UVV se orgulha dos resultados de uma jornada construída em família rumo às melhores versões de cada aluno.

 

Texto de: Natielen Tegner

Crédito da foto: Raphael Araújo

Whatsapp Link