UVV é sede da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do Sudeste

12, abril de 2024

A Universidade Vila Velha (UVV) sediou a 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do sudeste nos dias 11 e 12 de abril, no Cineteatro. O encontro reuniu autoridades estaduais e nacionais, representantes de instituições de ensino superior público e privado, sociedade civil, setor empresarial e comunidade acadêmica.

Com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, o evento teve como foco articular parcerias e ideias que fortalecem a economia com conhecimento. Com isso, os participantes realizaram um debate para criação de políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação não acontecia há 14 anos no Brasil. Nós estamos estabelecendo esse diálogo para que tenha uma participação popular na tomada de decisões do nosso governo. Escolhemos o Espírito Santo para receber a Conferência Regional do Sudeste pelo valor e a força que o ecossistema tem no estado, que é a mais potente infraestrutura. Com isso, nós vamos possibilitar uma participação efetiva para montar estratégias para os próximos 10 anos da ciência e tecnologia brasileira” comenta Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A etapa nacional está marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília, no Distrito Federal. O desafio é mobilizar todo o sistema nacional de para a construção coletiva de uma agenda para o futuro da ciência, tecnologia e inovação no país. O intuito é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, dos anos de 2026 a 2023, para apresentar sugestões para o próximo planejamento.

 

Confira as autoridades que estiveram presentes na Etapa Regional Sudeste:

Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Jack Rocha, Deputada Federal; Bruno Lamas, secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional; Gilson Daniel, Deputado Federal e vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Federal; Rodrigo Varejão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo; Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e diretora financeira da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Bruno Del Caro, presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (SINEPE-ES); Denise Endringer, reitora da UVV; Eustáquio de Castro, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Andre Romero, pro-reitor de pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo (UFES); Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI; Lucas Mendes, da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Marcelo Speziale Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); Fabricio Rapsold, subsecretário da Ciência, Tecnologia, Inovação do Rio de Janeiro; Lígia Bahia, da Secretária Regional Adjunta do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Mariana Moura, representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de São Paulo; Amanda Harumy, diretora de Relações Internacionais e Doutoranda da Universidade de São Paulo (USP); Fernando Rizzo, presidente do CGEE e Integrante do Comitê Executivo da 5ª CNTI; e Manuella Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link