A UVV está pelo 3º ano consecutivo no ranking “The Global Impact” do THE

21, abril de 2021

A Universidade Vila Velha foi ranqueada novamente no Times Higher Education “Global Impact”. Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição é reconhecida no ranking que avalia instituições de ensino, considerando o comprometimento e o impacto social das ações que elas realizam para enfrentar questões globais. São pautas como: desigualdade de gênero, educação de qualidade para todos, mudança climática, obtenção de sociedades pacíficas e crescimento econômico.

Em 2019, a UVV foi a pioneira nesse ranking entre as instituições do Espírito Santo, e uma das poucas do Brasil.

Ranking baseado nos objetivos da ONU

O THE Global Impact é o único ranking que avalia as universidades do mundo inteiro em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/SDG) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, são utilizados indicadores para fornecer comparações abrangentes em três grandes áreas: pesquisa, extensão e administração.

Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destinados a criar um mundo sustentável até 2030, a UVV pontuou em 11 deles:

SDG3:  Saúde e bem-estar
SDG4:  Educação de qualidade
SDG5: Igualdade de gênero
SDG8: Trabalho e crescimento econômico
SDG9: Indústria, inovação e infraestrutura
SDG10: Redução das desigualdades
SDG11: Cidades sustentáveis
SDG12: Consumo e produção responsável
SDG15: Vida terrestre
SDG16: Paz, justiça e instituições eficazes
SDG17: Parcerias e meios de implementação

Para Denise Endringer, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UVV, “a Universidade Vila Velha com sua missão de “Transformar Conhecimento em Inovação”, amplia seus esforços para gerar impacto na sociedade, contribuindo para que os esforços de sustentabilidade da ONU cheguem para todos e se mantenha para as próximas gerações”.

 

Histórico de reconhecimento mundial

A UVV estreou em rankings internacionais em 2018. Na ocasião, 10 Universidades privadas do Brasil foram posicionadas entre as melhores do mundo no Times Higher Education (THE), uma delas foi a UVV, a única capixaba, entre públicas e privadas naquela edição.

O THE é um ranking da World University, fundado em 2004, e disponibiliza a lista definitiva das melhores universidades do mundo. Além disso, ele fornece um site com dicas aos alunos sobre as universidades que melhor se adaptam aos seus objetivos.

Os rankings universitários da Times Higher Education classificam universidades em suas principais faixas de atuação. São avaliados o ensino, a pesquisa e as perspectivas internacionais.  Para classificar as universidades, cada IES tem uma entrada dos dados para cada indicador, resultando em uma pontuação total para uma instituição. Depois disso, o THE usa uma abordagem de padronização para cada indicador e, em seguida, combina os indicadores nas devidas proporções, classificando as instituições em faixas. No Brasil, outras instituições de renome, como USP, Unicamp e PUC-Rio, também já constaram no ranking.

Whatsapp Link