Entre as melhores do mundo: UVV se mantém no ranking “The Global Impact” do THE

28, abril de 2022

Mais uma vez a UVV é reconhecida como uma das melhores do mundo!

Nesta quarta-feira (27), foi divulgado a lista do Times Higher Education “Global Impact” e pela quarta vez consecutiva a Universidade Vila Velha foi ranqueada.

O ranking avalia instituições de ensino, considerando o comprometimento e o impacto social das ações que elas realizam para enfrentar questões globais. São pautas como: desigualdade de gênero, educação de qualidade para todos, saúde e bem-estar, obtenção de sociedades pacíficas e crescimento econômico.

Denise Endringer, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UVV, destaca sobre a participação da universidade: “A participação no THE GLOBAL IMPACT evidência o compromisso da única universidade particular do ES em alinhar suas ações aos universais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é a contribuição da UVV com o ensino, ciência e inovação no sentido amplo dos ODS, visando assegurar a coesão social, a prosperidade econômica e a proteção do ambiente. Estamos entusiasmados e gratos a toda a comunidade acadêmica pelo empenho na condução das atividades, ações, pesquisas e parcerias para tornar real os ODS ao nosso redor”.

 

Ranking baseado nos objetivos da ONU

THE Global Impact é o único ranking que avalia as universidades do mundo inteiro em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/SDG) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, são utilizados indicadores para fornecer comparações abrangentes em três grandes áreas: pesquisaextensão e administração.

Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destinados a criar um mundo sustentável até 2030, a UVV pontuou em 13 deles:

SDG1: sem pobreza

SDG3: Saúde e bem-estar

SDG4:  Educação de qualidade

SDG5: Igualdade de gênero

SDG8: Trabalho e crescimento econômico

SDG9: Indústria, inovação e infraestrutura

SDG10: Redução das desigualdades

SDG11: Cidades sustentáveis

SDG12: Consumo e produção responsável

SDG14: vida abaixo da água

 SDG15: Vida terrestre

SDG16: Paz, justiça e instituições eficazes

SDG17: Parcerias e meios de implementação

 

 

“A Coordenação de Extensão tem um compromisso assumido com a Agenda 2030 e isso pode ser traduzido em resultados positivos obtidos no ranking THE novamente, principalmente nos ODS´s 17 (Parcerias e Meios de Implementação); 09 (Indústria, Inovação e Infraestrutura); 08 (trabalho decente e crescimento econômico) e 04 (Educação de qualidade).  Nossos marcos regulatórios e práticas extensionistas têm priorizado ações que contemplem transversalmente os objetivos do desenvolvimento sustentável com foco na integração entre a educação superior e o contexto social brasileiro. Assim sendo, somos consistentes com os princípios e valores da Agenda 2030, o que ressalta o relevante papel da extensão e sua efetiva contribuição para a posição UVV no ranking THE 2022”, destaca Maria Aparecida Javarini, coordenadora de extensão.

 

Histórico de reconhecimento mundial

A UVV estreou em rankings internacionais em 2018. Na ocasião, 10 Universidades privadas do Brasil foram posicionadas entre as melhores do mundo no Times Higher Education (THE), uma delas foi a UVV, a única capixaba, entre públicas e privadas naquela edição.

THE é um ranking da World University, fundado em 2004, e disponibiliza a lista definitiva das melhores universidades do mundo. Além disso, ele fornece um site com dicas aos alunos sobre as universidades que melhor se adaptam aos seus objetivos.

Os rankings universitários da Times Higher Education classificam universidades em suas principais faixas de atuação. São avaliados o ensino, a pesquisa e as perspectivas internacionais.  Para classificar as universidades, cada IES tem uma entrada dos dados para cada indicador, resultando em uma pontuação total para uma instituição. Depois disso, o THE usa uma abordagem de padronização para cada indicador e, em seguida, combina os indicadores nas devidas proporções, classificando as instituições em faixas. No Brasil, outras instituições de renome, como USP, Unicamp e PUC-Rio, também já constaram no ranking.

 

A conquista é de todos

Esta conquista é de toda a comunidade acadêmica da Universidade Vila Velha.  Alunos, professores e colaboradores buscam diariamente, evoluir a infraestrutura, pesquisas e metodologias de aprendizado, contribuindo, assim, para um ensino de excelência e que contribui para a sociedade como um todo.