Os mestrados de Sociologia Política e Arquitetura e Cidade convidam para aula inaugural nesta terça (30)

29, agosto de 2022

Os mestrados de Sociologia Política e Arquitetura e Cidade da UVV, convidam para a aula inaugural do segundo semestre, nesta terça-feira (30), às 13h30 no prédio branco, sala 4.

O evento vai contar com a participação na modalidade híbrida, o Prof. Carlos Jorge de Almeida Gonçalves, da Universidade de Aveiro (Portugal), que tratará em sua apresentação do tema “Resiliência, ordenamento do território e riscos sócio-ambientais”.

A palestra abre a série de comemorações ao aniversário de 10 anos do PPG em Sociologia Política e de 5 anos do Mestrado em Arquitetura e Cidade.

 

Sobre a palestra

Num contexto em que aumentam os episódios de crise (biofísica, económica, social, política) que colocam os territórios sob pressão, cresce, na mesma proporção, a necessidade de aprofundar soluções para identificar as competências que lhes permitem suportar perturbações sem colapsar. O planeamento urbano preventivo e pós-crise (“Building Back Better”), permite minimizar a vulnerabilidade das comunidades face a futuros eventos disruptivos.

Um território resiliente demonstra capacidade para absorver distúrbios e para se reorganizar, enquanto desencadeia as mudanças que permitem manter a integridade das suas funções e da sua identidade. Categoriza a competência que um território manifesta para antecipar, preparando-se para crises, responder em contextos de crise e recuperar/reorganizar a sua estrutura de funções pós-crise.

As transformações no referencial teórico do planeamento, abrindo-se ao paradigma proposto nos estudos da resiliência, possibilitam que se considerem relações entre escalas, que se fomente o pensamento sistémico, a compreensão dos princípios da complexidade e a cultura de prospetiva. Nesta sessão abordaremos a forma como o planeamento urbano pode fomentar a capacidade de resiliência de comunidades vulneráveis.

 

Para quem quiser assistir a palestra virtualmente é só clicar aqui

Whatsapp Link