Saiba quais projetos marcaram o 2ª dia do InovaWeek 2022

23, setembro de 2022

Conheça alguns dos projetos que foram destaque no 2ª dia do maior evento de inovação e empreendedorismo do estado.

 

Chef Sobra Nada

Fez aquele purê de abóbora bem cremoso para o almoço de domingo e agora vai descartar as cascas e sementes que sobraram? Os alunos de Gastronomia têm a solução, o aplicativo do Chef Sobra Nada te ajuda a encontrar receitas que aproveitam todo o alimento e evitam o desperdício. Basta pesquisar o nome de um alimento ou vários deles que você têm em casa e uma infinidade de receitas aparecem como sugestões para te salvar naquele dia em que nada na sua geladeira parece ser o suficiente para uma boa refeição.

Farmapack

Incentivando a medicação consciente, os alunos dos cursos de Biomedicina, Marketing, Nutrição e Sistemas de Informação apresentam uma vending machine de medicamentos que não necessitam de prescrição médica.

A ideia é reduzir a automedicação. Funcionando da seguinte forma: a máquina libera um número reduzido de comprimidos e não a cartela inteira, assim o usuário compra somente o necessário. Para realizar a compra, a máquina utiliza de um sistema de CRM, onde o cliente cadastra seu CPF, o que dificulta a compra excessiva de um ou mais medicamentos.

O projeto também foi criado pensando nos impactos ambientais gerados pelo descarte incorreto de medicamentos. Então na lateral da máquina, um compartimento estará disponível para a coleta de cartelas e embalagens de medicamentos já vencidos ou que seriam descartados.

 

Lar ES – um Airbnb social

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentam um Airbnb social que funciona como um intermediador para refugiados. As ONGs fornecem os cadastros de refugiados que estão à procura de moradia e o projeto faz essa intermediação com pessoas dispostas a ajudarem, disponibilizando um lar temporário até que esses refugiados encontrem estabilidade financeira em nosso país.

 

Texto por Mariana Melo