Conheça o projeto de extensão Animais Terapeutas da UVV

4, outubro de 2022

O projeto de extensão Animais Terapeutas UVV, promovido pelos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia da Universidade Vila Velha, têm como proposta a terapia assistida por animais em crianças com Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down). 

O projeto busca trabalhar, durante 9 meses, com sessões de 30 minutos, terapias diversas em crianças com Síndrome de Down. Este ano, o projeto ocorre toda quarta-feira, das 19h às 21h, no Hospital Veterinário UVV, localizado no campus Biopráticas, e é coordenado pela Médica Veterinária, Fernanda Toledo. 

Utiliza-se a terapia assistida em diversos tipos de tratamentos. O objetivo é promover o bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva das crianças. O animal é o principal impulsionador da terapia, sendo a ponte entre o paciente e o tratamento.

A presença do animal durante o processo da terapia transforma o processo em algo mais prazeroso e lúdico, trazendo melhores resultados ao tratamento.

Voluntários inscrevem seus animais, que passam por uma avaliação com um médico veterinário e por uma educadora animal. Para estarem aptos a participar do Animais Terapeutas UVV, devem ser sociáveis, além de saber conviver com outros animais e pessoas no mesmo ambiente.

SIGA O ANIMAIS TERAPEUTAS NO INSTAGRAM

Para conhecer o projeto e acompanhar o dia a dia de atendimentos na UVV, siga @animaisterapeutas.

Texto por Clara Melo

Whatsapp Link