Professor e pesquisador da UVV assume cargo de diretor presidente no Instituto Jones dos Santos Neves

30, janeiro de 2023

Professor e pesquisador da Universidade Vila Velha (UVV), Pablo Santos Lira, assume o cargo de diretor presidente no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O anúncio veio através das redes sociais de Renato Casagrande, governador do Estado do Espírito Santo, na última quinta-feira (26).

“O professor e pesquisador Pablo Silva Lira será o novo Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves. Nosso objetivo é ampliar os estudos sobre a realidade do ES produzindo parâmetros para a execução de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos capixabas” escreveu o governador Renato Casagrande nas redes sociais.

Para Pablo Lira é uma honra assumir a diretoria presidente enquanto servidor da casa desde de 2010, no cargo de diretor de Integração e Projetos Especiais.

“O instituto representa uma esquina entre a produção de conhecimento acadêmico científico – e a minha experiência na UVV foi muito positiva nisso, já que a gente está sempre se atualizando e trazendo a experiência no campo da produção pesquisa acadêmica científica – e a produção de conhecimento científico para subsidiar políticas públicas. Então, é muito gratificante assumir essa missão para desenvolver melhorias na qualidade de vida dos capixabas e do Estado” disse Pablo Lira, professor e pesquisador da UVV.

O Instituto Jones dos Santos Neves foi criado em 1975, com a finalidade de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas, por meio da elaboração e implementação de estudos, pesquisas, planos, projetos e organização de bases de dados estatísticos e georreferenciados, nas esferas estadual, regional e municipal, voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

E é com esse intuito que o diretor presidente fala sobre as suas expectativas para os próximos anos.

“Vamos buscar destacar o Espírito Santo nos mapas de produção de conhecimento científico e na rede de pesquisa nacional e internacional. Vamos intensificar os trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos dentro do instituto, ampliando as parcerias com instituições de ensino, como: a UVV e instituições federais, com setor produtivo e as comunidades” disse Pablo Lira, professor e pesquisador da UVV.

 

Formação Acadêmica:

– Doutor em Geografia e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES

– Especialização em Conservação Ambiental e bacharelado em Geografia também pela UFES

– Aperfeiçoamento em Planejamento Urbano pela Universidade de Cergy, na França

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link