INVENTA MODA: Oficina de upcycling e customização de roupas na UVV

27, abril de 2023

A Universidade Vila Velha (UVV) promove o evento “Inventando Moda” nesta quinta-feira, dia 27. A ação faz parte da Semana Fashion Revolution e é coordenada pela professora Aparecida Torrecillas, que liderou um grupo de alunos do curso de Publicidade e Propaganda na elaboração da oficina de upcycling e customização de roupas, aberta a todos os alunos da instituição.

O “Inventando Moda”, promove a reflexão sobre a importância da moda sustentável, mas também oferece aos alunos a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e habilidades em prol de um futuro melhor para o planeta e as pessoas.

O evento conta com a participação da designer de moda Amanda Peyneau, que vai falar sobre sua expertise em transformar roupas usadas em novas peças cheias de identidade própria. Os participantes da oficina também podem levar roupas usadas em bom estado para trocar por “Fashion coins”, uma moeda que pode ser usada para adquirir outras peças no evento do Fashion Revolution local, que acontece no dia 29 de abril na rua Wilson Freitas, 250, no Centro de Vitória.

Ainda como parte do evento, a turma de alunos voluntários do curso de Publicidade da UVV organizou uma exposição de cartazes com mensagens de impacto sobre a necessidade de repensar uma moda cuja cadeia produtiva seja mais transparente, sem explorar pessoas ou destruir o planeta.

 

Sobre a semana Fashion Revolution

O Fashion Revolution é um movimento global, surgido há 10 anos, após o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, onde funcionava a fábrica de uma fornecedora de peças para várias marcas internacionais. A tragédia que matou mais de mil pessoas deixou à mostra o lado obscuro da milionária indústria da moda – também uma das mais poluentes do planeta – e estimulou a reunião de ativistas que buscam colocar em prática uma moda que trabalhe pela conservação e restauração do meio ambiente, valorizando as pessoas acima do lucro.

 

Texto: Kamilli Rampinelli

Whatsapp Link