Vitor de Angelo e Ronaldo Cohin recebem o título de Honoris Causa: a maior honraria que uma universidade pode conceder

15, setembro de 2023

“As premiações vêm para pessoas que se dedicam, prosperam e que amam o que fazem”.  Foi assim que Rafael Galveas abriu a cerimonia Honoris Causa, que aconteceu no dia 14 de setembro, no último dia de InovaWeek.

A educação transforma o mundo e através das transformações geradas na sociedade por Vitor de Angelo, Secretário de Educação do Governo do Espírito Santo e Ronaldo Cohin, egresso da UVV e fundador do Jade Autism, eles receberam a maior honraria que uma universidade pode dar a alguém: o título de Honoris Causa.

Pela primeira vez um professor em exercício da universidade (Vitor) e um egresso (Ronaldo) ganham esse título.

A emoção era presente na voz da coordenadora de Ciências da Computação, Susilea Abreu que abriu a sequência de discursos falando sobre o currículo extenso de conquistas de Ronaldo Cohin e concluiu dizendo:

“A UVV com seu compromisso inabalável com a Inovação, desenvolvimento intelectual, e excelência acadêmica vê em suas realizações um reflexo dos valores que nós aqui buscamos promover. suas conquistas estão alinhadas com reconhecimento internacional da instituição já alcançada indicies THE e QS. Que este título Ronaldo, honorífico de Honoris Causa seja um símbolo perene de nossa admiração e respeito por suas realizações que inspire não só a nossa comunidade acadêmica, mas também gerações futuras a seguir o seu exemplo de empenho inovação e compromisso com o mundo mais inclusivo e acessível para todos”.

Já Ronaldo, destacou que os dois projetos mais importantes de sua vida foram feitos na UVV, a banda Rajar fundada em 2006 e o Jade Autism, que ganhou destaque em uma das edições do InovaWeek.

“É muito bacana, isso tá acontecendo hoje aqui no InovaWeek não em outra data. Foi durante o evento que recebi o primeiro telefonema de uma pessoa querendo investir e hoje a gente tem 160.000 crianças acessando nossa plataforma em 180 países”.

Logo após, Alessandro Coutinho, pró-reitor de pesquisa e extensão destacou os significativos serviços prestados por Vitor de Angelo à educação do Espírito Santo e pela contribuição ao desenvolvimento da Sociologia Política e da Universidade Vila Velha.

“É com muita honra que a comunidade científica presencia o recebimento do título de professor Honoris Causa. Desejo muito sucesso na frente e que você possa transformar ainda mais vidas da nossa rede pública Estadual”.

Vitor encerrou dizendo que foi na UVV que construiu sua carreira acadêmica e que é muito grato pela sua trajetória.

“Neste dia 14 de setembro de 2023 tanto na história da UVV, quanto da minha história estará registrado, que eu em reconhecimento a tudo isso que Alessandro disse, recebi este título que eu reconheço, pelo qual eu sou grato e a partir do qual me vinculo a vocês e vocês a mim de uma forma eterna, então eu não poderia encerrar se não dizendo obrigado. Muito, obrigado”.

Texto: Giulian Ola

Whatsapp Link