Professor Elisardo Vasquez foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo

18, dezembro de 2023

O professor da Universidade Vila Velha (UVV), Elisardo Vasquez, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na última quarta-feira (13). A solenidade concedeu ao docente a Comenda Domingos Martins – considerada a maior honraria da casa – e o título de Cidadão Espírito-Santanse.

A Ordem do Mérito Domingos Martins e o Título de Cidadão Espírito-Santense é destinado para pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade capixaba. Na ocasião, foram homenageados políticos, médicos, empresários, acadêmicos, servidores públicos, militares, juristas e artistas.

 

Trajetória Acadêmica de Elisardo Vasquez

Elisardo Vasquez, nascido em 1945 na cidade de Arzua, Galicia, iniciou sua jornada migratória em 1957 em Santos, no Brasil. Aos 22 anos, ingressou na Universidade de Brasília (UnB), no curso de Ciências Biomédicas e, durante esse período, participou de iniciação científica, monitoria, além de atuar como estagiário na sala de obras raras na biblioteca da Unb.

No ano de 1976, o professor realizou seu antigo sonho ao ser selecionado por uma banca de 10 fisiologistas para uma vaga no Laboratório de Pesquisa Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Essa oportunidade não apenas permitiu sua inserção na pós-graduação, mas também abriu portas para o compartilhamento de seu conhecimento, ministrando aulas, palestras e seminários no curso de Medicina.

Nessa mesma época, Elisardo fez parte de uma seleta equipe de admiradores da filosofia orientados pelo Prof. Covian, no qual eram discutidos temas da filosofia, arte e música. O grupo foi responsável pela criação dos primeiros Cursos de Verão em Fisiologia na instituição, com o objetivo de unir estudantes de todas as regiões do Brasil.

O professor foi reconhecido por sua importância ao ser eleito pelos alunos de mestrado e doutorado para o Conselho Deliberativo Superior da FMRP-USP. Essa experiência impactou significativamente sua atuação em cargos administrativos, especialmente na fundação de programas de pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com outros pesquisadores.

Ele completou sua formação em dois estágios de pós-doutorado na Universidade de Iowa (EUA). O primeiro, supervisionado pelo Dr. Michael Brody, de outubro de 1989 a junho de 1991, resultou na nomeação como Professor Visitante Associado. Essa indicação refletiu o reconhecimento da influência do Prof. Vasquez na fisiologia brasileira, especialmente pela criação do primeiro mestrado em saúde na UFES. Em 1990, foi também indicado para coordenar o Journal Club Meeting da clínica cardiovascular da universidade.

Elisardo realizou um segundo pós-doutoramento entre 1998 e 1999, simultaneamente sendo convidado para assumir a posição de professor de Fisiologia Humana na UNESP e na UFES. Seu empenho resultou na construção, em 1987, de um prédio moderno na UFES, inaugurando o primeiro mestrado em Maruípe e recebendo a medalha de honra ao mérito. Em 1993, conquistou a construção de um segundo prédio, estabelecendo o primeiro doutorado no Espírito Santo, com a primeira diplomação em 1996. Seu pioneirismo foi reconhecido em 2014 com o título de Professor Emérito pelo Reitor Reinaldo Centoducatte.

Sua trajetória seguiu com muitas conquistas até chegar a Universidade Vila Velha (UVV). Atualmente, ele realiza atividades ligadas à pesquisa e orientação de alunos. Além disso, ajuda na internacionalização da entidade de ensino ministrando aulas de metodologia de pesquisa para mestrandos e doutorandos em inglês ou espanhol. Em 2022, recebeu o título de Professor Honoris Causa concedido pela UVV.

Conheça a trajetória detalhada de Elisardo Vasquez aqui.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link