UVV: 50 anos transformando o ensino superior capixaba

6, março de 2024

No dia 5 de março de 1974, o professor Aly da Silva deixou sua marca no ensino superior capixaba ao fundar a Universidade Vila Velha (UVV). Para celebrar seus 50 anos de história, foi realizado uma série de eventos comemorativos dedicados aos colaboradores e docentes na UVV Highline e Campus Boa Vista.

Marcando o início das festividades, a UVV também realizou um jantar exclusivo para representantes de escolas particulares da Grande Vitória no último dia 27 de fevereiro. Estiveram presentes o Presidente da Mantenedora, José Luiz Dantas; o Chanceler Paulo Guedes; a Reitora Denise Endringer; o Vice-Reitor Rafael Galvêas; a Pró-Reitora Acadêmica, Gesiane Pereira; o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Alessandro Coutinho; o Pró-Reitor Acadêmico do Ensino a Distância, Cristiano Biancardi; o Diretor de Graduação, Gabriel José Barthman; além do presidente e diretor do Sinepe, Moacir Lellis e Bruno Loyola.

Nesta terça-feira (5), também foi a vez de José Luiz assoprar as velas e celebrar a vida. O presidente, que está à frente da gestão da mantenedora há quase 40 anos, acompanhou a evolução do Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha para se tornar a 1ª Universidade Particular do Espírito Santo.

Desde então, a UVV se consolidou como uma instituição que impulsiona a inovação, o empreendedorismo, a pesquisa e o avanço científico. Além de oferecer o ensino de excelência em sua sede, a universidade amplia seus impactos em vários municípios brasileiros através do ensino a distância (EAD). Em breve, a universidade planeja expandir os cursos da área da saúde para um campus em Linhares.

 

Reconhecimento nacional e internacional

A Universidade Vila Velha (UVV) marcou presença pela 5ª vez consecutiva no ranking Global Impact, do Times Higher Education (THE), que avalia instituições de ensino superior com grande impacto social em ações que elas realizam para enfrentar as questões globais, em 2023. Neste mesmo ano, a UVV alcançou nota máxima em Medicina, Aprendizado Online e Inclusão Social, além de ter conquistado 4 estrelas no QS Stars Ratings.

Em 2018, alcançou um marco significativo ao ser a 1ª instituição de ensino superior do Espírito Santo a ser incluída no THE Latam, um renomado ranking que avalia as melhores universidades da América Latina e Caribe. Esse reconhecimento também reflete no QS Latam, que também avalia universidades da América Latina e Caribe, com destaque para ensino, pesquisa e extensão.

Em território nacional, a instituição atingiu a 23ª posição no Ranking das Universidade Empreendedoras (RUE). No ano seguinte, foi eleita a Melhor Universidade Particular do Brasil pelo 7º ano, segundo o Ministério da Educação (MEC).

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link