Programa de pós-graduação em Arquitetura e Cidade da UVV se destaca por projetos de extensão comunitária

21, março de 2024

O Programa de pós-graduação em Arquitetura e Cidade (PPGAC) da Universidade Vila Velha (UVV) tem se destacado por sua atuação com projetos de extensão que impactam positivamente a comunidade. Esses projetos promovem uma interação significativa entre a universidade e a comunidade, levando conhecimento e, também, criando aprendizado para os alunos com as necessidades e desejos locais.

Entre os projetos de grande impacto social desenvolvidos pelo PPGAC-UVV, um dos destaques é o “Miniurbanista: (re)conhecendo a cidade que habito”. Coordenado pela professora Cynthia Marconsini, este projeto, inspirado no livro CasaCadabra e vinculado ao grupo de Pesquisa Sistemas Contemporâneos de Projeto, tem como objetivo principal estimular crianças da idade de 6 a 12 anos a refletir sobre a cidade e sua memória.

Promovendo caminhadas urbanas e atividades lúdicas no centro da cidade de Vitória, o projeto busca criar laços afetivos entre as crianças, a cidade e o patrimônio que foi construido. Financiado pela Secretaria de Cultura (Secult) e com parceria do Sesc Glória, o projeto atende crianças de diversas escolas, com agendamentos durante a semana, no período da tarde, além de promover uma ação aberta à comunidade no último sábado de cada mês.

A próxima ação do projeto está marcada para sábado, dia 23, com ponto de encontro na Praça Costa Pereira, às 9:00. A escolha desse horário estratégico serve para possibilitar a participação das famílias, permitindo, assim, que os pais ou responsáveis levem as crianças para a atividade em um momento em que não estejam trabalhando. O roteiro conta com localizações como Teatro Carlos Gomes, Capela Santa Luzia e até mesmo o Palácio Anchieta.

 

Programação caminhadas públicas:

09:00- Concentração na Praça Costa Pereira

09:15- Roda de Conversa

09:30- Saída para caminhada

11:00- Chegada ao Sesc Glória para atividades de desenho.

12:00- encerramento da atividade.

 

Programação caminhadas com escolas:

14:00- Concentração na Praça Costa Pereira

14:15- Roda de Conversa

14:30- Saída para caminhada

16:00- Chegada ao Sesc Glória.

17:00- Encerramento da atividade.

 

Itinerário completo da caminhada:

Fafi, Museu de Artes, Teatro Carlos Gomes, Rua 7, Praça Ubaldo Ramalhete, Escadaria São Diogo, Catedral Metropolitana, Capela Santa Luzia, Viaduto Caramuru, Igreja São Gonçalo, Casarão Cerqueira Lima, Palácio da Cultura, Palácio Anchieta, Escadaria Maria Ortiz e Sesc Glória

 

Texto por Isabella Santos

Whatsapp Link