Saiba o que é e como funciona a extensão universitária

15, abril de 2024

Certamente, você já deve ter se deparado com um dos serviços oferecidos pela Universidade Vila Velha (UVV), seja para ter acesso a atendimentos de saúde, jurídico ou até mesmo aquela ajudinha na hora de fazer seu imposto de renda. Esses são os chamados Projetos de Extensão, uma ação da instituição junto à comunidade para estimular o desenvolvimento acadêmico e profissional. Mas afinal, como isso funciona na prática?

Ao frequentar a sala de aula, o estudante está dando o primeiro passo para aprender os conceitos, princípios e teorias de sua área de estudo. Mas, o que fazer com toda essa parte teórica? É aí que entra a prática! Vamos imaginar um aluno de Direito que está aprendendo sobre as leis brasileiras e, com ajuda de um professor, ele começa a colocar esse conhecimento em ação, ajudando o público externo com questões relacionadas à sua área. Agora ficou bem mais fácil de entender, né?

“Por meio da extensão universitária, temos a oportunidade de levar o conhecimento gerado em nossas salas de aula e laboratórios para além dos muros da universidade. Podemos aplicar nossas habilidades e expertise para resolver problemas reais enfrentados por comunidades locais e globais” comenta Aparecida Javarini, Coordenadora de Extensão.

E é assim que funciona no universo UVV. Alunos de todos os cursos mergulham em atividades de extensão criando uma conexão direta com o mundo real. Na área da saúde, eles se dedicam à prevenção e tratamento de diversas especialidades através da Policlínica UVV. Com o mesmo propósito, o Hospital Veterinário conta com profissionais e alunos para oferecer o melhor atendimento – e experiência acadêmica, é claro – a animais de pequeno e grande porte.

Há projetos também que lidam diretamente com a solidariedade e empatia para enfrentar as questões sociais. O Núcleo de Apoio aos Refugiados (Nuares) , destinado aos alunos de Relações Internacionais, oferece apoio aos migrantes que buscam um novo lar no Brasil. Com a mesma missão de recomeço, o Núcleo de Atendimento a Mulher (Nam) é dedicado às vítimas de violência doméstica que necessitam de assistência jurídica e psicológica. Não podemos deixar de mencionar o Tempero da Inclusão e Animais Terapeutas, duas iniciativas que aquecem os corações daqueles que enfrentam desafios únicos.

A busca pela prática também constrói projetos colaborativos. A Empresa Júnior (EJUVV) e a Agência Beta unem seus conhecimentos para oferecerem uma consultoria completa e personalizada àqueles que nutrem o sonho de construir seus próprios negócios. E é justamente dessa maneira que os futuros comunicadores e alunos de diversos cursos criam conexões e experiências únicas que se tornam um grande diferencial no mercado de trabalho.

Se você procura uma experiência universitária enriquecedora e deseja contribuir de forma positiva para a comunidade, a UVV é o lugar certo para você! Descubra os cursos de graduação, fique por dentro dos editais e participe dos vestibulares de Medicina e Demais Cursos.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link