Bota pilha nessa ideia

23, outubro de 2019
Texto de Lívia Bonatto

 

Todo semestre, o Setor de Conservação, Limpeza e Jardinagem da UVV busca melhorias de sustentabilidade. A novidade dessa vez são os pontos para descarte de pilhas e baterias. Agora você pode fazer um descarte ideal e seguro na UVV, protegendo a sua saúde e o meio-ambiente.

Onde fazer o descarte de pilhas e baterias?

Os pontos de descarte de pilhas, baterias e celulares ficam localizados nos pavimentos térreos dos Prédios Branco, Rosa e Azul do Campus Boa Vista. Além de estarem presentes também no Biopráticas (Campus Nossa Senhora da Penha) e no Sorbone (Unidade da Praia da Costa).

Risco à saúde e ao meio ambiente

Esses materiais não podem ser descartados no lixo comum, pois apresentam um grande perigo à saúde e ao meio ambiente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados e, quando jogados de maneira incorreta no lixo, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar, por exemplo, podem causar sérios problemas à saúde, como câncer e danos ao sistema nervoso central.

Sustentabilidade em pauta

Desde 2017 foi implantado um sistema de coleta seletiva nos campi da UVV, em que todo resíduo reciclável é destino à Associação Vila Velhense de Coletores e Coletores de Materiais Reciclaveis – REVIVE.

Agora, temos também a coleta de lixo eletrônico. O setor de Biossegurança da UVV recolhe esse material e destina à uma empresa de descarte específico.

Vamos juntos nessa jornada em busca de um futuro melhor!

Whatsapp Link