A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Vila Velha (UVV) realizou uma pesquisa para conhecer o perfil do aluno ingressante das modalidades presencial e do Ensino a Distância (EAD). O estudo foi realizado por meio de um questionário, que ficou disponível no Portal do Aluno durante o mês de maio de 2023.
A pesquisa avaliou uma série de questões relacionadas à faixa-etária, gênero, moradia, renda familiar, meio de acesso às aulas e ao material didático, motivos que influenciaram na escolha da instituição e do curso, entre outros.
Os fatores que tiveram maior influência da escolha da UVV para os alunos do presencial, 18,1% votaram na boa estrutura física; 13,5% por ser a instituição particular mais reconhecida no estado; e 12,5% por ter professores qualificados.
Já no EAD, 18,1% escolheram por ser a instituição particular mais reconhecida no estado; 13% pela oferta do curso que desejava; e 11,9% pela boa estrutura física. A opção professores qualificados também ficou bem colocada com 10,9% dos votos.
Entre as razões que motivaram a escolha do curso na UVV, 30,3% dos alunos presenciais escolheram a reputação do curso no mercado; 26,3% a grade curricular; e 16,8% foi de indicação de amigos ou familiares.
No EAD, 26% optaram em fazer o curso na instituição pela reputação do curso no mercado; 23% pela grade curricular; e 16,4% pelo valor da mensalidade.
A pesquisa ainda aponta que o nível de satisfação dos alunos de ambas as modalidades, com o curso e a instituição, está em mais de 80%.
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por realizar processos de auto avaliação institucional desde 1996. Nessas pesquisas são avaliados o corpo docente, a infraestrutura física, os serviços prestados para a comunidade interna e externa, entre outros. As avaliações institucionais buscam soluções e melhorias contínuas, para um diálogo transparente a respeito de tudo que abrange os serviços prestados.
Texto por Natasha Lopes