Descrição do curso
O curso de Engenharia Elétrica (Bacharelado) da UVV On prepara o aluno para atuar em projeto, análise, desenvolvimento e supervisão de sistemas elétricos, eletrônicos, de automação e telecomunicações. Sua área de atuação é ampla e abrange diversos setores da indústria e tecnologia.
A grade curricular inclui disciplinas voltadas para o ensino de projetos de Eletrônica Analógica e Digital, resolução de problemas de automação envolvendo robôs, controle de variáveis de processo, automação com uso de Controladores Lógicos Programáveis, etc.
Entre os principais diferenciais do curso, estão oportunidade de iniciação científica, parceria com empresas de grande renome capixaba, como a Vale e Arcelormittal, além de contar com um complexo de laboratórios de tecnologia, como o NUPRATEC, e com um Laboratório de pesquisa em Realidade Virtual que é referência no ensino superior capixaba.
A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.
A Engenharia Elétrica EAD abre amplas oportunidades de carreira em diversas áreas, incluindo energia, telecomunicações, eletrônica e automação. Os futuros profissionais desempenham papéis cruciais na criação e manutenção de sistemas eletrônicos, além de contribuir para inovações, como energias renováveis e automação residencial.
Metodologia
Na metodologia dos cursos da área de Engenharia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais:
Metodologia Ativa, Conteúdos Pedagógicos e Aula On-line: As estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas são focadas nas metodologias ativas. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional crítico, reflexivo, autônomo e com capacidade para transformar o mercado de trabalho. Os estudantes terão acesso a um conjunto de materiais didáticos compostos por videoaulas, livro digital interativo, desafios, na prática e atividades de fixação. Além disso, os alunos terão encontros on-line semanais com os professores das disciplinas para desenvolvimento dos conteúdos, estudos de casos, atividades em grupo, práticas simuladas, reforço de conceito, etc. Para aqueles que não puderem participar das aulas, as mesmas serão gravadas e disponibilizadas para acesso.
Prática Simulada em Laboratórios Virtuais: Ao longo da grade curricular, os alunos irão desenvolver experimentos e simulações de situações que fazem parte da realidade profissional. Para tanto, os alunos farão uso dos laboratórios virtuais, que são simuladores de ambientes reais que oferecem aos estudantes a oportunidade de realizar experimentos em diversas áreas do conhecimento com um nível notável de precisão, replicando as práticas experimentais típicas de um laboratório físico convencional. Com isso, haverá vivência prática dos experimentos e fixação dos conhecimentos de forma eficiente e significativa.
Prática de Campo - Estágio Obrigatório: Na grade curricular, a disciplina Estágio Obrigatório possibilita o contato do aluno com a profissão escolhida. Na Engenharia Elétrica, o aluno poderá buscar estágio em empresas relacionadas a sua área de formação, como, por exemplo: em empresas de automação, distribuidoras e geradoras de energia, na indústria em geral como na Vale, na Arcelor e na Petrobrás, assim como na construção Civil com projetos de eletrotécnica. Contará sempre com o apoio do professor responsável pelo estágio durante todo o período. Importante reforçar que a legislação atual permite que o estágio seja feito em regime de teletrabalho/remoto.
Prática de Campo – Atividade Extensionista: Ao longo do curso os alunos realizam disciplinas que visam estender o conhecimento e os recursos gerados pelos alunos para as comunidades locais. São desenvolvidas atividades práticas que têm por objetivo promover o engajamento dos alunos, do curso e da instituição com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural. São realizados diversos projetos em temáticas variadas, como, por exemplo: eletrônica, automação, telecomunicações e o projeto de Robótica Capixabots. Essas atividades levam o aluno a avaliar o território em que está inserido e estimulam o desenvolvimento de soluções sustentáveis.