Descrição do curso
O curso de Engenharia Mecânica (Bacharelado) da UVV On forma profissionais para projetar, desenvolver, testar e manter sistemas e componentes mecânicos, bem como supervisionar processos de fabricação e manutenção de equipamentos. Eles desempenham atividades ligadas a projeto de desenvolvimento de máquinas e sistemas mecânicos, manutenção e reparo de equipamentos, automação e controle de processos, entre outros.
A matriz curricular é voltada para disciplinas de física, matemática, eletrotécnica, hidráulica, processos de fabricação, projetos de sistemas mecânicos, entre outros. Além disso, o aluno tem a oportunidade de frequentar o Nupratec, um conjunto de laboratórios tecnológicos e equipamentos dos cursos da área tecnológica e, participar, da extensão Poca Baja – projeto no qual participam de todas as etapas de produção de um carro.
A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.
A Engenharia Mecânica EAD é destinada aos alunos que têm grande interesse por tecnologia e inovação. Essa área possui versatilidade, impacto na sociedade e desafios técnicos, que vão transformar a sua carreira em uma jornada rumo ao sucesso.
Metodologia
Na metodologia dos cursos da área de Engenharia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos alunos. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais:
Metodologia Ativa, Conteúdos Pedagógicos e Aula On-line: As estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas são focadas nas metodologias ativas. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional crítico, reflexivo, autônomo e com capacidade para transformar o mercado de trabalho. Os estudantes terão acesso a um conjunto de materiais didáticos composto por videoaulas, livro digital interativo, desafios, na prática e atividades de fixação. Além disso, os alunos terão encontros on-line semanais com os professores das disciplinas para desenvolvimento dos conteúdos, estudos de casos, atividades em grupo, práticas simuladas, reforço de conceito, etc. Para aqueles que não puderem participar das aulas, as mesmas serão gravadas e disponibilizadas para acesso.
Prática Simulada em Laboratórios Virtuais: Ao longo da grade curricular, os alunos irão desenvolver experimentos e simulações de situações que fazem parte da realidade profissional. Para tanto, os alunos farão uso dos laboratórios virtuais, que são simuladores de ambientes reais que oferecem aos estudantes a oportunidade de realizar experimentos em diversas áreas do conhecimento com um nível notável de precisão, replicando as práticas experimentais típicas de um laboratório físico convencional. Com isso, haverá vivência prática dos experimentos e fixação dos conhecimentos de forma eficiente e significativa.
Prática de Campo - Estágio Obrigatório: Na grade curricular, a disciplina Estágio Obrigatório possibilita o contato do aluno com a profissão escolhida. Na Engenharia Mecânica, o aluno poderá buscar estágio em empresas relacionadas a sua área de formação, como, por exemplo, Petroleiras, Indústria de Base, Fabricantes de Celulose, Montadoras, e outras áreas afins. Contará sempre com o apoio do professor responsável pelo estágio durante todo o período. Importante reforçar que a legislação atual permite que o estágio seja feito em regime de teletrabalho/remoto.
Prática de Campo – Atividade Extensionista: Ao longo do curso os alunos realizam disciplinas que visam estender o conhecimento e os recursos gerados pelos alunos para as comunidades locais. São desenvolvidas atividades práticas que têm por objetivo promover o engajamento dos alunos, do curso e da instituição com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural. São realizados diversos projetos em temáticas variadas, como, por exemplo: projeto Baja para competição de automóveis, projeto Capixabots de robótica. Essas atividades levam o aluno a avaliar o território em que está inserido e estimulam o desenvolvimento de soluções sustentáveis.