Inovação na Medicina Veterinária: Alunos utilizam recursos digitais para a análise de dados biológicos

30, março de 2023

A Universidade Vila Velha – UVV tem se mostrado um ambiente de aprendizagem em constante evolução, onde novas metodologias e atividades são fundamentais para estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. Pensando nisso, os tutores da UVV ON estão sempre conectados para proporcionar aos alunos uma experiência única de aprendizagem.

Os tutores nas áreas da saúde e tecnologia, Isadora França e o Edgar Salardani, estão aplicando uma atividade colaborativa com alunos do curso de Medicina Veterinária. O projeto foi idealizado pela Isadora, que é tutora da disciplina de Genética Básica e Molecular e tem experiência em genômica evolutiva, e abraçado pela professora regente da disciplina, a Dra. Andrea Tassis.

Trata-se de uma atividade que combina teoria e prática, onde os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula sobre DNA, genes, proteínas e genomas, em uma prática voltada para a Bioinformática. A bioinformática nada mais é do que um campo interdisciplinar que utiliza ferramentas computacionais (scripts, pipelines, big data) para processar, analisar e difundir dados biológicos.

Os alunos executaram essa prática nos laboratórios de informática da UVV e como produto final irão entregar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina um pôster científico.

A ideia de fazer essa abordagem nesta disciplina é envolver os alunos com as diversas possibilidades no mercado de trabalho e dar a oportunidade de verem uma disciplina que emergiu no campo da ciência bem recentemente e que provavelmente teriam apenas esse contato em uma pós-graduação.

Texto por Isadora França

Tutora UVVON e Me. em Biociências

Whatsapp Link