A professora e coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Inteirores da Universidade Vila Velha (UVV), Priscilla Loureiro, representou a UVV no 5º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL), realizado em Lisboa. O evento, promovido pela Ordem dos Engenheiros e pela Ordem dos Arquitectos de Portugal, é uma importante plataforma para discussão de temas relacionados à qualidade e quantidade de habitação nos países de língua portuguesa, que continuam enfrentando desafios significativos em termos de desenvolvimento habitacional.
O CIHEL tem como objetivo debater questões relacionadas à habitação, como a promoção de habitação de interesse social, a qualidade arquitetônica, a sustentabilidade ambiental e o uso de novas tecnologias. Durante as quatro edições anteriores, o evento trouxe à tona reflexões fundamentais sobre a relação entre o bem-estar habitacional e os aspectos quantitativos e qualitativos do espaço doméstico, da vizinhança e do território.
Em sua quinta edição, realizada em 2024, o congresso teve como tema principal “Fazer Habitação”, abordando a necessidade de promover soluções habitacionais que sejam ao mesmo tempo acessíveis, sustentáveis e de alta qualidade, tanto em termos arquitetônicos quanto construtivos.
Priscilla, que também é doutoranda na Universidade de São Paulo (USP), apresentou um artigo sobre novos modos de morar, tema que faz parte de sua tese de doutorado. A pesquisa explora o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas formas de habitar, com destaque para o uso desses recursos no ambiente doméstico para trabalho e estudo remoto. Seu estudo investiga como as mudanças nos modos de morar influenciam a organização dos espaços interiores, uma questão que se tornou ainda mais relevante diante das transformações recentes nas dinâmicas de habitação.
Sobre sua participação no evento, Priscilla destacou a importância de congressos nesse segmento. “Os congressos científicos são fontes essenciais de conhecimento. Através deles, além da divulgação dos próprios trabalhos e pesquisas, nos abrimos a novas discussões e ideias, o que é fundamental para o avanço da área e levantar novas questões a serem investigadas.
A participação de Priscilla no 5º CIHEL reforça o compromisso da UVV em se manter alinhada às discussões globais sobre habitação e inovação no uso dos espaços, contribuindo com reflexões importantes para o desenvolvimento de soluções habitacionais mais adequadas às realidades contemporâneas.