Anualmente, grandes ideias são descobertas no InovaWeek, evento que tem a missão de incentivar a inovação e o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica.
Um exemplo notável é o de Rafael Branco, aluno de Sistemas de Informação da UVV – Universidade Vila Velha, que foi convidado a apresentar seu projeto no Seminário de Iniciação Científica, promovido pelo Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, nesta quarta-feira (23).
O estudante desenvolveu um sistema de monitoramento e automação para fertirrigação, que é a aplicação de nutrientes durante o processo de irrigação. O método tem o intuito de reduzir os custos operacionais, além de ser uma prática mais sustentável na agropecuária.
“Integramos sensores essenciais para a agroecologia com um sistema web e um aplicativo, permitindo que o agricultor tenha total autonomia. Ele pode visualizar análises meteorológicas e, se necessário, acionar a irrigação, que já acontece de forma automática”, explica.
O evento, que está em sua 4ª edição, teve como tema “Desafios e potencialidades para a Agropecuária, Pesquisa e Extensão na era da Automação e Inteligência Artificial” e contou ainda com palestras, discursos e debates sobre as tendências e desafios no campo da agropecuária.