Refugiados e migrantes de diversos países têm encontrado no Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo (Nuares), vinculado a UVV – Universidade Vila Velha, o acolhimento e apoio que precisam para recomeçar suas vidas no Brasil.
O projeto de extensão, criado em 2004 pela professora Viviane Mozine, nasceu com o propósito de fortalecer a participação do Estado na elaboração de políticas públicas destinadas à redução das desigualdades sociais no atendimento aos refugiados.
No ano seguinte de sua implementação, o Nuares teve início a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), como fórum de educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio. Desde 2003, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) implementa a CSVM em colaboração com os centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).
Atualmente, a extensão atende 120 pessoas de diversas nacionalidades, vindas da Angola, Cuba, Guiné-Bissau, Síria, Venezuela e outros países, a fim de oferecer suporte para que se estabeleçam no Brasil e possam seguir suas trajetórias de vida.
Dessa forma, a iniciativa realiza apoio documental na emissão de CPF, Documento de Identidade, Carteira de Trabalho e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, oferece oportunidade de emprego, promovendo a integração socioeconômica dos refugiados.
O núcleo também atua para suprir as necessidades básicas dessas famílias através de arrecadações de roupas, alimentos, fraldas, livros e eletrodomésticos. Além de realizar eventos voltados ao lazer e bem-estar, como, por exemplo, a Ação de Páscoa.
Mesmo após 20 anos de sua inauguração, o Nuares permanece sendo liderado pela professora Viviane Mozine ao lado do professor Rafael Simões. A equipe conta com cerca de 40 participantes, entre alunos e voluntários, que atuam nas vertentes de Comunicação, Ensino, Pesquisa e Apoio.