A Universidade Vila Velha (UVV) acaba de modernizar mais um de seus processos acadêmicos. A partir de agora, as solicitações de abono de faltas poderão ser feitas de forma totalmente digital, diretamente pelo Portal do Aluno.
Com a nova automatização, o aluno poderá anexar seus documentos comprobatórios no sistema e selecionar o motivo da solicitação. O pedido é analisado pela Coordenação de Curso ou Coordenação Pedagógica, que defere ou indefere com base na legislação, e posteriormente comunicado aos professores responsáveis.
De acordo com o Regimento Geral da UVV, o estudante deve manter frequência mínima de 75% nas atividades presenciais.
Excepcionalmente, algumas faltas poderão ser abonadas em situações específicas, como:
- Alistamento ao serviço militar obrigatório e convocação do serviço militar (Decreto-Lei 715/69);
- Convocação de Justiça eleitoral, do Tribunal de Júri ou de audiência judicial;
- Participação de reuniões da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES – Lei 10.861/04);
- Participação em reunião do órgão colegiado da Instituição, para o qual tenha sido eleito ou nomeado representante discente;
- Participação em eventos acadêmicos, esportivos ou estudantis, como representante da Universidade, do estado ou país;
- Nascimento ou adoção de descendente de primeiro grau;
- Falecimento de parente em primeiro grau, cônjuge ou companheiro.
Quando precisar faltar, por outros motivos, o aluno poderá apresentar justificativa diretamente ao professor. Nesses casos, o documento será considerado apenas como uma forma respeitosa de comunicação da ausência, não caracterizando direito ao abono. De acordo com a legislação vigente e o Regimento da Universidade, essas ausências devem ser administradas dentro do limite de 25% da carga horária (exceto nas atividades de estágio, que exigem 100% de cumprimento).
As demais faltas, portanto, devem ser organizadas dentro desse limite legal de 25%, cabendo ao estudante manter-se assíduo para garantir seu aproveitamento acadêmico.
Segundo a Pró-reitora Acadêmica, Gesiane Silveira, a digitalização garante mais agilidade ao processo, além de facilitar aos alunos o protocolo dessas solicitações, eliminar etapas manuais e reduzir o risco de falhas.