A Universidade Vila Velha (UVV) concentra 66% de seus programas de Mestrado e Doutorado com nota 4 e 36% com nota 5. Os dados foram divulgados no dia 12 de janeiro de 2026, na Avaliação Quadrienal (2021-2024), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Em 2018, a UVV tinha 62% de seus programas avaliados com nota 3. Em 2026, alcançou um marco em seus 18 anos de pós-graduação stricto sensu, com o melhor desempenho já registrado pela única universidade privada do Espírito Santo no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Veja os resultados
- Mestrado em Arquitetura e Cidade: nota 5, sendo o mais alto conceito atribuído a um curso de mestrado no sistema nacional de pós-graduação.
- Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Vegetal: nota 5.
- Mestrado e Doutorado em Ciência Animal: nota 4.
- Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas: nota 4.
- Mestrado e Doutorado em Assistência Farmacêutica: nota 4.
- Mestrado e Doutorado Profissional em Segurança Pública: nota 4.
Para Alessandro Coutinho, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, o resultado expressa a maturidade acadêmica, a consistência científica, o impacto social e a capacidade institucional de planejar e executar políticas acadêmicas de longo prazo.
Alessandro também parabenizou a comunidade acadêmica e ressaltou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo.
“Parabenizamos, de forma especial, os coordenadores dos programas, o corpo docente, os discentes, os egressos e todo o corpo técnico-administrativo, que direta ou indiretamente contribui para que a pós-graduação da UVV seja cada vez mais sólida e inovadora.
Agradeço às Coordenações da Graduação, à Reitoria, à mantenedora, nas pessoas de José Luiz Dantas, Adriana Dantas e Leonardo Dantas, e a todos que apoiam, de forma contínua, a ciência e a tecnologia na UVV.”
Sobre a Avaliação Quadrienal
A Avaliação Quadrienal é o principal sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Coordenada pela CAPES, ele atribui notas aos programas com base em indicadores de produção científica, docente e discente, e orienta o reconhecimento, a permanência e o financiamento dos cursos.
