Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade (PPGAC) da Universidade Vila Velha (UVV) alcança nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise serve para comparar o desempenho e os resultados dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em funcionamento no país, além de assegurar que eles operem adequadamente.
O resultado divulgado corresponde ao último ciclo de avaliação, que analisou as atividades desenvolvidas entre 2021 e 2024. Nesse período, o PPGAC-UVV passou por seu segundo processo avaliativo e alcançou a nota máxima permitida para programas que oferecem apenas o curso de mestrado.
Esse conceito possibilita ao programa propor a criação de um curso de doutorado, já que indica maturidade acadêmica, produção científica consistente e inserção internacional em desenvolvimento, o que amplia a formação de pesquisadores e fortalece sua atuação no cenário nacional.
O reconhecimento também aumenta as chances de obtenção de bolsas e financiamentos de agências como CAPES, CNPq e Fundações de Amparo à Pesquisa, além de conferir maior credibilidade aos projetos apresentados em editais. Ao mesmo tempo, fortalece a inserção internacional, amplia parcerias e intercâmbios e contribui para atrair estudantes, docentes e pesquisadores.
Como funciona a avaliação da CAPES
A avaliação acompanha todos os programas de pós-graduação Stricto Sensu do Brasil, que precisam prestar contas anualmente sobre as atividades realizadas no ano anterior. Esse processo é chamado de Coleta CAPES. Nessa etapa, o programa informa no sistema dados sobre ensino, pesquisa, produção acadêmica e demais ações desenvolvidas ao longo do período.
A cada quatro anos, essas informações são analisadas de forma mais ampla na chamada Avaliação Quadrienal. Nesse momento, o programa envia um relatório completo, que reúne a produção bibliográfica e técnica, as ações educativas e de extensão, além da estrutura curricular do curso. A CAPES considera ainda aspectos como o planejamento estratégico do programa, sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os processos de autoavaliação, a atuação dos egressos, a internacionalização e o impacto e a inovação da produção intelectual.
