Ciência da Computação

Bacharelado
4 anos
Susilea Abreu dos Santos Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Ciência da Computação (Bacharelado) da UVV On forma profissionais capazes de desenvolver soluções inovadoras utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial, desenvolvimento de games e computação gráfica.

A matriz curricular é voltada para atender as demandas de mercado onde o aluno aprende a dominar várias tecnologias de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura e segurança da informação e que seja capaz de resolver problemas complexos utilizando metodologia com base em pensamento computacional.

Entre os diferenciais, estão as alianças acadêmicas com empresas de renome internacional como: Google, Cisco, Oracle e HedHat. Dessa forma, elas fornecem certificados de curso oficial sem nenhum custo adicional para o aluno, além de manter conteúdo atualizado com o que há de mais inovador nas áreas de Cloud, DataBases e Cyber Security.

A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.

Ciência da Computação EAD oferece oportunidades em constante crescimento devido à alta demanda por profissionais de tecnologia, promete inovação contínua, carreiras variadas e remuneração competitiva. É uma opção que permite contribuir para a sociedade e moldar o futuro digital.

Metodologia

Na metodologia do curso de Ciência da Computação, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir. 

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos de Ciências da Computação têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma. Os estudantes tem ainda acesso empresas de renome internacional como: Google, Cisco, Oracle e HedHat que permitem a obtenção de certificados de curso oficial sem nenhum custo adicional para o aluno, além de manter conteúdo atualizado com o que há de mais inovador nas áreas de Cloud, DataBases e Cyber Security. 

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente. 

Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo.  A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.  

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, o que possibilita a integração de conhecimentos técnicos, sociais e comportamentais, contribuindo para a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento social. 

Estrutura de Computadores 80h
Experiência e Interface com o Usuário 80h
Fundamentos de Sistemas de Informação 80h
Introdução à Programação de Computadores 80h
Arquitetura de Dados Relacionais I 80h
Cálculo 80h
Programação Orientada a Objetos 80h
Programação Web - Front End 80h
Raciocínio Lógico 80h
Arquitetura de Dados Relacionais II 80h
Desenvolvimento Web - Back End 80h
Estrutura de Dados I 80h
Matemática para Computação 80h
Sistemas Operacionais 80h
Álgebra Linear e Geometria Analítica 80h
Arquitetura de Sistemas 80h
Engenharia de Software 80h
Estrutura de Dados II 80h
Fundamentos de Redes de Computadores 80h
Gestão da Qualidade de Software 80h
Linguagens de Programação 80h
Linguagens Formais e Autômatos 80h
Programação Distribuída e Concorrente 80h
Programação para Dispositivos Móveis 80h
Arquitetura e Organização de Computadores 80h
Inovação e Design Thinking 80h
Segurança da Informação 80h
Teoria da Computação 80h
Testes de Software 80h
Aspectos Legais da Tecnologia da Informação 80h
Atividades Complementares em Ciência da Computação 40h
Computação Gráfica e Multimídia 80h
Gestão de Projetos de Software 80h
Teoria dos Grafos 80h
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Computação I 80h
Compiladores 80h
Empreendedorismo e Negócios 80h
Inteligência Artificial 80h
Optativa 80h
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Computação II 120h

Susilea Abreu dos Santos

Mestre em Informática pela UFES, com experiência na área de Ciência da Computação e ênfase em Engenharia de Software. Atua em comandos de equipe, testes de sistemas, gestão de projetos e análise de sistemas.