Design de Interiores

2 anos
Priscilla Silva Loureiro Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Design de Interiores (Tecnólogo) da UVV On forma profissionais para planejar e criar ambientes internos e funcionais, esteticamente agradáveis e seguros. O ramo de atuação envolve uma variedade de tarefas, incluindo criação de projetos, seleção de materiais e mobiliário, plano e arranjo de projetos, iluminação, gerenciamento de projetos, orçamento e custos.

A matriz curricular está alinhada às últimas tendências e tecnologias do mercado, trazendo abordagens técnicas de projeto e também de comunicação dos produtos. Além do ensino, a UVV ON oferece oportunidades para participar de pesquisas e atividades de extensão, permitindo que os alunos aprofundem seus conhecimentos acadêmicos.

A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.

Design de Interiores UVV On combina criatividade, planejamento e as necessidades do cliente para criar ambientes que inspiram e satisfaçam. Se você tem interesse na melhoria de espaços e na expressão criativa, esse curso pode ser a carreira ideal para você.

Metodologia

Na metodologia do curso de Tecnólogo em Design de Interiores, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes para que sejam capazes de criar e desenvolver espaços interiores funcionais, estéticos e sustentáveis. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática do design de interiores assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma. 

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo.  A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. 

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, que resulta em um pensamento crítico, criativo e ético para a criação de ambientes funcionais, estéticos e sustentáveis.

Desenho e Representação em Design de Interiores 80h
Estética e História da Arte 80h
Estudos Sociantropológicos 80h
Projeto de Interiores I - Planejamento, Processo e Produção 80h
Ergonomia e Desenho Universal 80h
Estudos de Composição Plástica Tridimensional 80h
Inovação e Design Thinking 80h
Materiais e Gestão de Obra 80h
Projeto de Interiores II - Residencial 80h
Branding, Visual Merchandising e Vitrinismo 80h
Desenho Técnico Digital 80h
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 80h
Projeto de Interiores III - Comercial e Serviços 80h
Projeto Mobiliário 80h
Conforto e Lighting Design 80h
Empreendedorismo e Negócios 80h
Modelagem Digital 80h
Optativa 80h
Projeto de Interiores IV - Ambientes Externos 80h
Tecnologia e Tendências em Design de Interiores 80h

Priscilla Silva Loureiro

Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFES e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Histórico de atuação profissional em projetos de arquitetura e de interiores. Experiência docente desde 2008 e coordenadora de curso desde 2012. Pesquisas relacionadas ao projeto e qualidade dos espaços.