Descrição do curso
O curso de Educação Física (Bacharelado) da UVV On prepara os alunos para desempenharem um papel amplo e diversificado em áreas relacionadas ao condicionamento físico, ao esporte e à promoção da saúde. O profissional pode atuar como personal trainer, treinador e reabilitador físico, preparador de atletas, consultor em saúde e bem-estar e muito mais.
A matriz curricular é focada em gestão de empreendimentos nesse campo profissional, preparando o aluno para grandes investidas no mundo dos negócios. Além disso, o curso possui nota 4 no Enade e o corpo docente é formado por mestres e doutores altamente qualificados.
A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.
A Educação Física UVV On é uma escolha significativa para aqueles que desejam ensinar, influenciar positivamente vidas e promover um estilo de vida ativo e saudável. É uma carreira que combina paixão, educação e um impacto positivo na sociedade.
Metodologia
Na metodologia do curso de Bacharel em Educação Física, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.
Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de Educação Física possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.
Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.
Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Prática de Campo- Estágio Obrigatório: No currículo do curso, o estágio é componente essencial da formação de educadores físicos, pois permitem aos estudantes vivenciar a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso da Educação Física, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais qualificados. O local de estágio deverá proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver as competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão de Educador Físico. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação preparando o estudante para o mercado de trabalho.
Atividade Extensionista e Vivência Profissional: No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação.
Marcello Nunes
Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho/RJ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação profissional, formação universitária, currículo, educação física e infância, esportes, recreação e lazer.