Educação Física (L)

Licenciatura
4 anos
Marcello Nunes Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Educação Física (Licenciatura) da UVV On prepara os alunos para se tornarem professores do ensino fundamental e médio. Com ele, os futuros profissionais adquirem conhecimentos teóricos e práticos em diversas áreas relacionadas à atividade física, saúde, esporte, recreação e ensino.

A matriz curricular tem como foco desenvolver no aluno habilidades necessárias para o pleno exercício profissional, por meio de atividades acadêmicas que estreitam o seu relacionamento com a comunidade e o ambiente escolar. Dessa forma, a UVV ON estimula o estudante a participar de monitoria, iniciação científica, extensão e estágios em instituições conveniadas.

A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.

Educação Física EAD é uma escolha significativa para aqueles que desejam ensinar, influenciar positivamente vidas e promover um estilo de vida ativo e saudável. É uma carreira que combina paixão, educação e um impacto positivo na sociedade.

Metodologia

Na metodologia do curso de Licenciatura em Educação Física, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de Licenciatura em Educação Física possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Prática Pedagógica- Estágio Obrigatório: No currículo do curso, as práticas pedagógicas e o estágio são componentes essenciais da formação de licenciados em Educação Física, pois permitem aos estudantes vivenciar a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso da Educação Física, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais da educação qualificados. O local de estágio deverá proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver as competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão de professor de educação física. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação docente preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação.

Educação Física e o Corpo Anatômico 80h
Empreendedorismo e Negócios 80h
Introdução e História da Educação Física 80h
Textos Científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos 80h
Anatomia Sistêmica e Neuroanatomia Funcional 80h
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 80h
Biomecânica e Cinesiologia 80h
Fisiologia Humana para Educação Física 80h
Lazer, Cultura e Entretenimento 80h
AI: Pedagogia das Lutas 80h
AI: Pedagogia dos Esportes Coletivos I 80h
AIE: Pedagogia Esportes Individuais 80h
Cineantropometria 80h
Educação Física e Saúde 80h
Fisiologia do Exercício 80h
AIE: Pedagogia dos Esportes Coletivos II 80h
Educação Física, Infância e Adolescência 80h
Estudos Socioantropológicos 80h
Patologia 80h
Psicologia e Saúde 80h
API: Educação Física Escolar, Diversidade e Inclusão 80h
API: Educação Física na Infância e Adolescência 80h
Didática 80h
Educação Física Escolar na Educação Infantil 80h
Estágio Supervisionado Escolar em Educação Física I 160h
Avaliação das Aprendizagens 80h
Educação Física Escolar no Ensino Fundamental - Anos Iniciais 80h
Estágio Supervisionado Escolar em Educação Física II 80h
Pedagogia do Jogo e do Brincar 80h
API: Educação Física e Ensino de Jovens e Adultos 80h
Educação Física Escolar no Ensino Fundamental - Anos Finais 80h
Estágio Supervisionado Escolar em Educação Física III 160h
Metodologia da Dança e da Cultura Popular 80h
Educação Física Escolar no Ensino Médio 80h
Estágio Supervisionado Escolar em Educação Física IV 160h
Optativa 80h

Marcello Nunes

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho/RJ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação profissional, formação universitária, currículo, educação física e infância, esportes, recreação e lazer.