Gestão Comercial

2 anos
Marinete Andrião Francischetto Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Gestão Comercial (Tecnólogo) da UVV On prepara alunos para planejar, coordenar e executar estratégias de vendas e marketing em uma organização, com objetivo de maximizar os lucros e o desempenho. O profissional pode atuar no desenvolvimento de estratégias comerciais, gestão de equipes de vendas e relacionamento com clientes, análise de mercado, negociação de parcerias comerciais, entre outros.

A matriz curricular explora a multidisciplinaridade para formar profissionais que atendam a essas necessidades, de modo que o conhecimento adquirido ao longo do curso contribua para a construção de um perfil versátil e desejado.

A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.

Gestão Comercial EAD é uma ótima escolha para aqueles que desejam desenvolver habilidades de gestão, compreender o funcionamento dos negócios e se preparar para uma carreira versátil. É uma área que oferece oportunidades de crescimento profissional e contribuição direta para o sucesso de empresas e organizações.

Metodologia

Na metodologia do curso de Tecnólogo em Gestão Comercial, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir. 

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real da Gestão Comercial e na relação entre teoria e prática assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho no campo comercial. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.  

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente. 

Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo.  A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.  

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades incluem uma variedade de projetos em diferentes áreas, todos focados em criar soluções de grande impacto garantindo também a vivência profissional necessária para a atuação futura como gestor comercial com visão estratégica, tática e operacional.  

Comunicação Empresarial 80h
Contabilidade Introdutória 80h
Fundamentos de Marketing 80h
Gestão de Pessoas 80h
Comportamento do Consumidor 80h
Estratégia de Marketing 80h
Estratégias Organizacionais 80h
Finanças e Orçamento 80h
Inovação e Design Thinking 80h
Custos e Formação de Preço 80h
Economia 80h
Empreendedorismo e Negócios 80h
Fundamentos de Logística 80h
Marketing de Relacionamento e Customer Experience 80h
Negociação e Venda 80h
Gestão da Qualidade 80h
Gestão de Negociação, Conflitos e Relacionamentos 80h
Gestão de Processos 80h
Marketing Digital 80h
Optativa 80h

Marinete Andrião Francischetto

Graduada em Administração pela UFES. Mestre em Administração com ênfase em Inovação, Competitividade e Gestão de Pessoas pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela FAESA.