Marketing

2 anos
Andreia Coutinho e Silva Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Marketing (Tecnólogo) da UVV On, com nota máxima (5) no MEC, propõe uma abordagem inovadora para ampliar horizontes no mercado tradicional. Destaca-se pelo estímulo ao empreendedorismo, utilizando processos criativos como o “Design Thinking”. Prepara profissionais capazes de projetar e implementar estratégias inovadoras no ambiente competitivo do marketing.

A grade curricular é estruturada para proporcionar uma formação prática e atualizada. Adotando a “Metodologia Ativa”, os alunos aprendem na prática, desenvolvendo estratégias e produtos reais. Esta abordagem dinâmica e hands-on é um dos diferenciais que prepara nossos alunos para os desafios reais do mercado.

Na modalidade 100% online na UVV On, o aluno tem acesso a um ambiente virtual dinâmico e interativo. Com recursos multimídia e suporte técnico especializado, o aprendizado ocorre de forma flexível, permitindo estudar onde e quando for mais conveniente.

Com uma equipe de professores mestres e doutores com sólida experiência de mercado, você terá acesso a um ensino de excelência. Além disso, nossos diferenciais, como aulas práticas externas, visitas técnicas e projetos na Empresa Júnior, proporcionam uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado. Estude Marketing e esteja preparado para se destacar em todas as áreas do mercado.

Metodologia

Na metodologia do curso de Tecnólogo em Marketing, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes para que sejam capazes de planejar, executar e avaliar ações de marketing. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática na área de marketing assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma. 

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo.  A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. 

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, o que resulta em um profissional capaz de construir relacionamentos e valor, com foco na sustentabilidade e no bem-estar da sociedade.

Empreendedorismo e Negócios 80h
Fundamentos de Marketing 80h
Sociedade do Conhecimento 80h
Teoria das Organizações 80h
Direito do Consumidor 80h
Estratégia de Marketing 80h
Gestão de Custos 80h
Marketing de Relacionamento e Varejo 80h
Sistemas de Informação em Marketing 80h
Comportamento do Consumidor 80h
Inteligência de Mercado 80h
Marketing Contemporâneo 80h
Marketing de Serviços 80h
Negociação e Vendas 80h
Formação e Estratégia de Preço 80h
Gestão de Trade Marketing 80h
Marketing Digital 80h
Optativa 80h
Pesquisa de Marketing 80h
Produto e Marca 80h

Andreia Coutinho e Silva

Graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, Especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela Fucape. Além da experiência acadêmica, exerce a função de Despachante Aduaneiro desde 2002 e atua no setor de exportação e importação desde 2001.