Pedagogia

Licenciatura
4 anos
Eliane Mara Pimentel Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Pedagogia (Licenciatura) da UVV On oferece uma formação abrangente para profissionais dedicados a transformar o cenário educacional. O pedagogo formado está preparado para atuar em diversos níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, bem como em espaços não escolares, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

A grade curricular é cuidadosamente elaborada para proporcionar uma formação sólida e atualizada. Adotamos uma abordagem pedagógica inovadora, enfatizando a prática e a reflexão sobre o processo educacional. Nossos alunos aprendem a planejar e executar atividades pedagógicas eficazes, alinhadas com as necessidades e desafios contemporâneos.

Na modalidade 100% online da UVV On, o aluno tem acesso a um ambiente virtual dinâmico e interativo. O aprendizado ocorre de forma flexível, permitindo conciliar os estudos com outras atividades. Além disso, oferecemos suporte técnico especializado para garantir uma experiência de aprendizado eficaz e enriquecedora.

Ao escolher o curso de Pedagogia EAD, você está dando o primeiro passo para realizar seu sonho de impactar vidas por meio da educação. Nossa equipe de professores, altamente qualificada e experiente, está comprometida em oferecer uma formação de excelência. Além disso, os diferenciais da UVV On, como aulas práticas externas, visitas técnicas e projetos na Empresa Júnior, garantem uma experiência completa e alinhada com as demandas do mercado. Estude Pedagogia e esteja preparado para fazer a diferença no mundo da educação.

Metodologia

Na metodologia do curso de Pedagogia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática assegura que os alunos de pedagogia possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico e autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores nas disciplinas em que estão matriculados. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo Pedagógico e Avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Prática Pedagógica - Estágio Obrigatório: No currículo do curso, as práticas pedagógicas e o estágio são componentes essenciais da formação de professores, pois permitem aos estudantes vivenciarem a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação. No caso da Pedagogia, esse estágio pode ser realizado em locais externos que tenham parceria com a universidade e que ofereçam a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem profissionais da educação qualificados. Esse estágio pode ocorrer em escolas, de diferentes níveis de níveis de ensino, dependendo do estágio a ser realizado, centros de educação infantil ou outras instituições educacionais, sob a supervisão da universidade. O estágio contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação docente preparando o estudante para o mercado de trabalho.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  No decorrer do curso, os estudantes participam de disciplinas cujo objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades locais. Essas atividades de extensão têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades englobam diversos projetos em diferentes áreas, todos com o foco em criar soluções de grande impacto permitindo o envolvimento dos estudantes com a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para sua transformação.

História e Filosofia da Educação 80h
Psicologia da Educação 80h
Questões Contemporâneas: Indivíduo e Sociedade, Igualdade e Diversidade 80h
Textos Científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos 80h
Atividades Curriculares Complementares I 50h
Filosofia e Ética 80h
Pesquisa e Prática Pedagógica I 100h
Sociologia da Educação 80h
Currículo e Formação Docente 80h
Didática 80h
Educação Infantil I 80h
Língua Brasileira de Sinais 80h
Pesquisa e Prática Pedagógica II 100h
Alfabetização I 80h
Atividades Curriculares Complementares II 50h
Educação Infantil II 80h
Fundamentos do Ensino de Matemática 80h
Pesquisa e Prática Pedagógica III 100h
Alfabetização II 80h
Estágio Supervisionado I - Educação Infantil 130h
Fundamentos do Ensino de Geografia 80h
Fundamentos do Ensino de História 80h
Pesquisa e Prática Pedagógica IV 100h
Atividades Curriculares Complementares III 50h
Avaliação das Aprendizagens 80h
Educação Inclusiva 80h
Estágio Supervisionado II- Educação Fundamental 130h
Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa 80h
Fundamentos do Ensino de Ciências 80h
Arte-Educação na Contemporaneidade 80h
Estágio Supervisionado III - Gestão e Educação de Jovens e Adultos 140h
Gestão Escolar 80h
Movimentos Sociais e a Educação de Jovens e Adultos 80h
Políticas e Organização da Educação Básica 80h
Atividades Curriculares Complementares I 50h
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 80h
Optativa 60h
Pedagogia na Empresa e no Terceiro Setor 60h
Tecnologia da Informação 80h

Eliane Mara Pimentel

Mestre em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdades Pitágoras. Experiência em coordenação pedagógica, orientação educacional e supervisão escolar.