Publicidade e Propaganda

Bacharelado
3,5
Marcela Tessarolo Bastos Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Publicidade e Propaganda (Bacharelado) da UVV On possibilita que o aluno desenvolva estratégias de comunicação para promover produtos, serviços, marcas e organizações. Suas principais atividades incluem pesquisa de mercado, desenvolvimento de estratégias, criação de campanhas publicitárias, gerenciamento de mídia, planejamento e orçamento, avaliação de resultados e acompanhamento de tendências.

A grade curricular é extremamente moderna e o estudo das disciplinas tecnológicas é feito com os melhores e mais atuais softwares do mercado. Além disso, o curso conta com estúdio de televisão, laboratórios de fotografia e a Agência Beta, um ambiente onde o aluno pode colocar em prática seus conhecimentos em projetos de clientes reais.

A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.

Publicidade e Propaganda EAD mistura criatividade e estratégia para dar vida a histórias e marcas que influenciam o mundo. Se você tem interesse em construir uma carreira sólida e de sucesso no mercado, a área da comunicação é a chave.

Metodologia

Na metodologia do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes para que desenvolvam habilidades criativas e inovadoras para planejar, criar e executar campanhas publicitárias. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir.

Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática em comunicação social assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma. 

Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.

Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo.  A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. 

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, o que resulta em um profissional capaz de se comunicar com ética e responsabilidade social.

Comunicação Empresarial 80h
Conceitos Básicos de Propaganda e Publicidade 80h
Estudos Socioantropológicos 80h
Fundamentos de Marketing 80h
Comportamento do Consumidor 80h
Comunicação Visual e Teoria da Cor 80h
Criatividade e Criação 80h
Design Gráfico 80h
Mídias Sociais 80h
Fotografia Publicitária 80h
História da Comunicação 80h
Marketing Digital 80h
Pesquisa de Marketing 80h
Questões Contemporâneas: Indivíduo e Sociedade, Igualdade e Diversidade 80h
Estratégia de Marketing 80h
Linguagem e Redação Publicitária 80h
Métricas e Mensuração de Resultados 80h
Produção Gráfica e RTV 80h
Publicidade, Propaganda e Teorias da Comunicação 80h
Desenvolvimento Pessoal e Profissional 80h
Direção de Arte 80h
Estética e História da Arte 80h
Produto e Marca 80h
Storytelling e Roteiro 80h
Filosofia e Ética 80h
Gestão de Trade Marketing 80h
Legislação da Comunicação 80h
Planejamento de Comunicação Integrada 80h
Publicidade para Rádio, TV e Multimeios 80h
Campanha de Marketing e Publicidade 80h
Empreendedorismo e Negócios 80h
Marketing de Relacionamento e Varejo 80h
Mídia e Pontos de Contato 80h
Optativa 80h

Marcela Tessarolo Bastos

Jornalista. Doutora em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Territorialidades. Especialista em Comunicação, Tecnologia e Gestão da Informação, Especialista em Gabinetes de Comunicación en Empresas e Instituciones.