Fonoaudiologia

Bacharelado
4 anos
Rafaela Carolina Lopez Silva Coordenador(a)

Descrição do curso

O curso de Fonoaudiologia (Bacharelado) da UVV On forma profissionais para atuar com diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios da comunicação, linguagem, fala, voz e audição.

A matriz curricular combina aulas online com atividades práticas para uma melhor experiência e fixação durante o processo de aprendizado. Dessa forma, os alunos desde os primeiros períodos e, no momento de estágio, contam com a Clínica de Fonoaudiologia UVV, além de hospitais, unidades de saúde, escolas e demais instituições conveniadas à universidade.

O curso é oferecido no modelo semipresencial, que abrange os formatos de ensino presencial e EAD. No ambiente online, o aluno terá acesso a todo conteúdo teórico por meio de textos, vídeos e atividades. Já toda parte prática é exercida em laboratórios altamente equipados para proporcionar a melhor experiência de aprendizado.

O fonoaudiólogo tem um papel fundamental em ajudar a superar desafios de comunicação, melhorar a qualidade de vida e fazer a diferença na saúde e bem-estar dos pacientes. A Fonoaudiologia da UVV On oferece uma variedade de oportunidades profissionais, aprendizado contínuo e a satisfação de ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo na comunicação.

As aulas presenciais são realizadas no Polo Sede, em Boa Vista, Vila Velha – ES, a partir do 3º período curricular, ocorrendo em até dois dias por semana, no período noturno, em casos excepcionais, algumas atividades presenciais poderão ser realizadas aos sábados, conforme necessidade do curso. Além disso, ao longo do curso, os estudantes participam de aulas on-line semanais, sendo que, nas disciplinas em que a presença é obrigatória, essas aulas ocorrem no período noturno. O estudante pode participar dessas aulas a partir de qualquer localidade, bastando ter acesso à internet.

Metodologia

Na metodologia do curso de Fonoaudiologia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.

Metodologia Ativa e Recursos Pedagógicos:  As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. Dessa forma, se propõe a formação de um profissional crítico, reflexivo, autônomo e com capacidade para atender as demandas do mercado de trabalho. Os estudantes têm acesso a um conjunto de materiais didáticos, composto por videoaulas, livro digital interativo, desafios, na prática, atividades de fixação e laboratórios virtuais.

Aulas On-line: Desde o início do curso, os estudantes participarão de encontros on-line semanais voltados ao desenvolvimento dos conteúdos, estudos de caso, atividades em grupo, práticas simuladas e reforço de conceitos. As aulas on-line permitem que o estudante participe de qualquer localidade, bastando ter acesso à internet. Para aqueles que eventualmente não puderem acompanhar o encontro em tempo real, as gravações ficarão disponíveis para posterior consulta e revisão dos conteúdos. Em conformidade com o Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025, do Ministério da Educação (MEC), em determinadas disciplinas a participação nessas aulas será obrigatória, com controle de frequência. As aulas dessas disciplinas ocorrerão em dias e horários definidos no início de cada semestre letivo.
 
Aulas Presenciais: As aulas presenciais terão início a partir do 3º período (início do segundo ano do curso) e ocorrerão em dias e horários definidos no início de cada semestre letivo. Nessas aulas, serão realizadas atividades práticas em laboratórios e outros espaços formativos, com foco no núcleo de formação profissional do curso. A frequência às aulas presenciais é obrigatória, conforme previsto na legislação educacional vigente, sendo parte essencial para o desenvolvimento das competências práticas e profissionais dos estudantes.

Prática Simulada em Laboratórios Virtuais: Ao longo da grade curricular, os alunos irão desenvolver experimentos e simulações de situações que fazem parte da realidade profissional. Para tanto, os alunos farão uso dos laboratórios virtuais, que são simuladores de ambientes reais que oferecem aos estudantes a oportunidade de realizar experimentos em diversas áreas do conhecimento com um nível notável de precisão, replicando as práticas experimentais típicas de um laboratório físico convencional. Com isso, haverá vivência prática dos experimentos e fixação dos conhecimentos de forma eficiente e significativa.

Prática de Campo – Estágio Obrigatório: Na grade curricular, as disciplinas de Estágio Obrigatório proporcionam ao aluno a vivência da prática profissional em sua área de formação. No curso de Fonoaudiologia, durante os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia I e II, o estudante realizará o estágio na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UVV, no Setor de Audiologia da Universidade Vila Velha e em locais conveniados, sob supervisão de preceptores e/ou professores da instituição. No Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia III, o acadêmico poderá realizar até metade da carga horária do estágio em clínicas, consultórios, hospitais, Unidades Básicas de Saúde, empresas de aparelhos auditivos, indústrias, escolas ou meios de comunicação, desde que haja convênio formal entre a Instituição de Ensino e o local de estágio. Em todos os estágios, o aluno contará com o acompanhamento do professor responsável e a supervisão de um fonoaudiólogo, garantindo orientação adequada e a integração entre teoria e prática.

Atividade Extensionista e Vivência Profissional:  Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades práticas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades incluem uma variedade de projetos em diferentes áreas, todos focados em criar soluções de grande impacto.  

Anatomia Humana dos Sistemas Musculo-Esquelético e Cardiorespiratório 40h
Anatomia Humana do Sistemas Nervoso, Digestório, Endócrino, Genito-Urinário e Sensorial 40h
Biologia Celular 40h
Fundamentos de Fonoaudiologia 40h
Linguística 80h
Textos científicos: Aspectos Metodológicos e Linguísticos 80h
Física e Biofísica da Audição e da Fala 40h
Fisiologia Humana 80h
Fisiopatologia do Sistema Nervoso 80h
Genética Humana 40h
Libras 80h
Morfopatologia da Fala e Audição 40h
Audiologia I 40h
Ciclos de Vida da Infância a Senescência 40h
Deontologia e Ética Profissional Aplicada a Fonoaudiologia 40h
Motricidade Orofacial I 80h
Saúde Coletiva: Políticas de Saúde e Epidemiologia 80h
Voz I 80h
Aquisição da Linguagem Oral e Escrita 80h
Biossegurança e Saúde Ambiental 80h
Inovação e Design Thinking 80h
Motricidade Orofacial II 100h
Psicologia e Aprendizagem 80h
Atividades de Extensão em Fonoaudiologia I 80h
Audiologia II 80h
Linguagem I 80h
Perícia em Fonoaudiologia 40h
Psicologia e Necessidades Especiais 80h
Voz II 80h
Atividade de Extensão em Fonoaudiologia II 80h
Audiologia Educacional e Processamento Auditivo 80h
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia I 160h
Linguagem II 100h
Empreendedorismo e Negócios 80h
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia II 160h
Optativa 80h
Trabalho de Conclusão de Curso I 80h
Atividades Complementares em Fonoaudiologia 60h
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia III 320h
Trabalho de Conclusão de Curso II 110h

Rafaela Carolina Lopez Silva

Mestre em Fonoaudiologia – Audição na Criança pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialização em Fonoaudiologia – Atendimento ao Deficiente Auditivo pela USP de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga pela Universidade de Alfenas.