Descrição do curso
A Graduação em Fonoaudiologia da UVV ON forma profissionais capacitados para atuar no diagnóstico, tratamento e prevenção dos distúrbios da comunicação humana, envolvendo linguagem, fala, voz e audição. A formação prepara o estudante para promover saúde, inclusão e qualidade de vida em diferentes fases do desenvolvimento humano.
Didática e Formação Profissional
A matriz curricular integra aulas on-line e atividades presenciais, proporcionando uma aprendizagem dinâmica, progressiva e alinhada às demandas atuais da área da saúde. Desde os primeiros períodos, os alunos desenvolvem uma base teórica sólida aliada à reflexão crítica e à aplicação prática do conhecimento, favorecendo a construção de competências técnicas, éticas e humanas essenciais à atuação profissional.
Experiência Prática e Infraestrutura
A formação prática é um dos grandes diferenciais do curso. Os estudantes contam com a Clínica de Fonoaudiologia UVV, além de experiências em hospitais, unidades de saúde, escolas e instituições conveniadas. As atividades práticas são realizadas em laboratórios altamente equipados, que simulam o ambiente profissional e permitem a vivência real das rotinas da área, especialmente durante o estágio supervisionado.
Mercado de Trabalho e Oportunidades
O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no desenvolvimento da comunicação, atuando em clínicas, hospitais, escolas, centros de reabilitação, empresas, instituições públicas e privadas. A área oferece amplas possibilidades de atuação e aprendizado contínuo, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas e na inclusão social.
Por que estudar Fonoaudiologia na UVV On
Escolher estudar Fonoaudiologia na UVV ON é optar por uma formação completa, que une flexibilidade, excelência acadêmica e forte vivência prática. O curso é ofertado no modelo semipresencial, com aulas on-line semanais e encontros presenciais a partir do 3º período, realizados no Polo Sede, em Boa Vista, Vila Velha – ES, no período noturno e, excepcionalmente, aos sábados. Essa estrutura permite estudar de qualquer localidade, sem abrir mão da qualidade, do acompanhamento docente e da preparação sólida para o exercício profissional.
Metodologia
Na metodologia do curso de Fonoaudiologia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.
Metodologia Ativa e Recursos Pedagógicos: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. Dessa forma, se propõe a formação de um profissional crítico, reflexivo, autônomo e com capacidade para atender as demandas do mercado de trabalho. Os estudantes têm acesso a um conjunto de materiais didáticos, composto por videoaulas, livro digital interativo, desafios, na prática, atividades de fixação e laboratórios virtuais.
Prática Simulada em Laboratórios Virtuais: Ao longo da grade curricular, os alunos irão desenvolver experimentos e simulações de situações que fazem parte da realidade profissional. Para tanto, os alunos farão uso dos laboratórios virtuais, que são simuladores de ambientes reais que oferecem aos estudantes a oportunidade de realizar experimentos em diversas áreas do conhecimento com um nível notável de precisão, replicando as práticas experimentais típicas de um laboratório físico convencional. Com isso, haverá vivência prática dos experimentos e fixação dos conhecimentos de forma eficiente e significativa.
Prática de Campo – Estágio Obrigatório: Na grade curricular, as disciplinas de Estágio Obrigatório proporcionam ao aluno a vivência da prática profissional em sua área de formação. No curso de Fonoaudiologia, durante os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia I e II, o estudante realizará o estágio na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UVV, no Setor de Audiologia da Universidade Vila Velha e em locais conveniados, sob supervisão de preceptores e/ou professores da instituição. No Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia III, o acadêmico poderá realizar até metade da carga horária do estágio em clínicas, consultórios, hospitais, Unidades Básicas de Saúde, empresas de aparelhos auditivos, indústrias, escolas ou meios de comunicação, desde que haja convênio formal entre a Instituição de Ensino e o local de estágio. Em todos os estágios, o aluno contará com o acompanhamento do professor responsável e a supervisão de um fonoaudiólogo, garantindo orientação adequada e a integração entre teoria e prática.
Atividade Extensionista e Vivência Profissional: Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades práticas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades incluem uma variedade de projetos em diferentes áreas, todos focados em criar soluções de grande impacto.
Rafaela Carolina Lopez Silva
Mestre em Fonoaudiologia – Audição na Criança pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialização em Fonoaudiologia – Atendimento ao Deficiente Auditivo pela USP de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga pela Universidade de Alfenas.
