Descrição do curso
O curso de Fonoaudiologia (Bacharelado) da UVV On forma profissionais para atuar com diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios da comunicação, linguagem, fala, voz e audição.
A matriz curricular combina aulas online com atividades práticas para uma melhor experiência e fixação durante o processo de aprendizado. Dessa forma, os alunos desde os primeiros períodos e, no momento de estágio, contam com a Clínica de Fonoaudiologia UVV, além de hospitais, unidades de saúde, escolas e demais instituições conveniadas à universidade.
O curso é oferecido no modelo semipresencial, que abrange os formatos de ensino presencial e EAD. No ambiente online, o aluno terá acesso a todo conteúdo teórico por meio de textos, vídeos e atividades. Já toda parte prática é exercida em laboratórios altamente equipados para proporcionar a melhor experiência de aprendizado.
O fonoaudiólogo tem um papel fundamental em ajudar a superar desafios de comunicação, melhorar a qualidade de vida e fazer a diferença na saúde e bem-estar dos pacientes. A Fonoaudiologia da UVV On oferece uma variedade de oportunidades profissionais, aprendizado contínuo e a satisfação de ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo na comunicação.
As aulas presenciais são realizadas no Polo Sede, em Boa Vista, Vila Velha – ES, a partir do 3º período curricular, ocorrendo em até dois dias por semana, no período noturno, em casos excepcionais, algumas atividades presenciais poderão ser realizadas aos sábados, conforme necessidade do curso. Além disso, ao longo do curso, os estudantes participam de aulas on-line semanais, sendo que, nas disciplinas em que a presença é obrigatória, essas aulas ocorrem no período noturno. O estudante pode participar dessas aulas a partir de qualquer localidade, bastando ter acesso à internet.
Metodologia
Na metodologia do curso de Fonoaudiologia, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, o processo de ensino aprendizagem está baseado em cinco pilares principais, descritos a seguir.
Metodologia Ativa e Recursos Pedagógicos: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. Dessa forma, se propõe a formação de um profissional crítico, reflexivo, autônomo e com capacidade para atender as demandas do mercado de trabalho. Os estudantes têm acesso a um conjunto de materiais didáticos, composto por videoaulas, livro digital interativo, desafios, na prática, atividades de fixação e laboratórios virtuais.
Prática Simulada em Laboratórios Virtuais: Ao longo da grade curricular, os alunos irão desenvolver experimentos e simulações de situações que fazem parte da realidade profissional. Para tanto, os alunos farão uso dos laboratórios virtuais, que são simuladores de ambientes reais que oferecem aos estudantes a oportunidade de realizar experimentos em diversas áreas do conhecimento com um nível notável de precisão, replicando as práticas experimentais típicas de um laboratório físico convencional. Com isso, haverá vivência prática dos experimentos e fixação dos conhecimentos de forma eficiente e significativa.
Prática de Campo – Estágio Obrigatório: Na grade curricular, as disciplinas de Estágio Obrigatório proporcionam ao aluno a vivência da prática profissional em sua área de formação. No curso de Fonoaudiologia, durante os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia I e II, o estudante realizará o estágio na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UVV, no Setor de Audiologia da Universidade Vila Velha e em locais conveniados, sob supervisão de preceptores e/ou professores da instituição. No Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia III, o acadêmico poderá realizar até metade da carga horária do estágio em clínicas, consultórios, hospitais, Unidades Básicas de Saúde, empresas de aparelhos auditivos, indústrias, escolas ou meios de comunicação, desde que haja convênio formal entre a Instituição de Ensino e o local de estágio. Em todos os estágios, o aluno contará com o acompanhamento do professor responsável e a supervisão de um fonoaudiólogo, garantindo orientação adequada e a integração entre teoria e prática.
Atividade Extensionista e Vivência Profissional: Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades práticas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Essas atividades incluem uma variedade de projetos em diferentes áreas, todos focados em criar soluções de grande impacto.
Rafaela Carolina Lopez Silva
Mestre em Fonoaudiologia – Audição na Criança pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialização em Fonoaudiologia – Atendimento ao Deficiente Auditivo pela USP de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga pela Universidade de Alfenas.
