Descrição do curso
O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) da UVV – Universidade Vila Velha tem como objetivo geral a formação de profissionais capazes, técnica e cientificamente, de exercer atividades de ensino e pesquisa, além de atitudes de valorização do trabalho interdisciplinar e em equipe, com independência intelectual, familiaridade, empreendedorismo e capacidade de integrar as diferentes áreas das ciências agrárias, produzindo produtos ou processos veterinários que contribuirão para a otimização da produtividade agropecuária e medicina veterinária, com vistas a saúde única. Além de propor mecanismos e opções para o discente não ser apenas um pesquisador no sentido estrito do termo. Dessa forma, o PPGCA propõe, formar recursos humanos empreendedores, independentes, com perfil de docente e pesquisador inovador, que possam coordenar e conduzir novas linhas de pesquisa, exercendo funções em instituições públicas e privadas, e atuar junto às comunidades rurais em atividades de extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo e em outras regiões do Brasil. Propõe também fornecer aos discentes um conhecimento dinâmico dos diversos ambientes profissionais que poderão atuar em empresas, nos serviços públicos privados e em instituições de ensino.
O programa destina-se a Médicos Veterinários e a profissionais graduados em áreas afins das Ciências da Saúde e da Terra, diplomados por Instituições Nacionais reconhecidas ou em Instituições Internacionais consideradas equivalentes.
Linhas de Pesquisa
1) Biotecnologia e Empreendedorismo em Saúde Animal
2) Biociências Aplicadas à Medicina Veterinária
Metodologia
Linhas de Pesquisa
1) Biotecnologia e Empreendedorismo em Saúde Animal
Esta linha de pesquisa destina-se ao estudo e promoção de pesquisas básicas e aplicadas com abordagem multidisciplinar, com incorporação e adoção da biotecnologia e tecnologias modernas com aplicabilidade no bem-estar, na criação e animal. Avaliação de bioindicadores da qualidade ambiental e biodiversidade. Desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo extensionista e sustentável, com aplicação de modelos biotecnológicos, visando a segurança alimentar, a inclusão social e acessibilidade, a produção e produtividade animal e, atenção a qualidade ambiental e higiênico sanitária de produtos de origem animal
Orientadores: Dra. Ana Carolina Srbek de Araújo, Dr. Carlos Eduardo Tadokoro, Dr. Fabio Ribeiro Braga, Dr. Fernando Luiz Tobias, Dr. Hélio Langoni, Dr. Gabriel Augusto Marques Rossi e Dr. Mauricio Gomes Favoreto.
2) Biociências Aplicadas à Medicina Veterinária
Esta linha de pesquisa destina-se à avaliação dos aspectos relativos à saúde única, anatomia, fisiopatologia da reprodução, imunodiagnóstico, distúrbios tóxicos, metabólicos e terapêutica das afecções clínico cirúrgicas e anestésicas. Desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento do tratamento clínico e técnicas cirúrgicas, utilizando a experimentação como importante amparo para o avanço dos conhecimentos da fisiopatologia e etiologia das enfermidades cirúrgicas. Promover o bem-estar animal. Desenvolvimento dos métodos de reprodução, diagnóstico etiológico, sorológico e molecular, com estratégias estabelecidas no controle e profilaxia das doenças e zoonoses.
Orientadores: Dr. Álvaro de Paula Lage de Oliveira, Dra. Barbara Loureiro, Dra. Cristiane dos Santos Honsho, Dra. Caroline Ribeiro de Andrade, Dra. Daniela Campagnol, Dr. João Luiz Rossi Júnior, Dra. Talita Mariana Morata Raposo Ferreira.
Fabio Ribeiro Braga
O Dr. Fabio Ribeiro Braga possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (UVV). É Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela UVV. É Mestre, Doutor e Posdoutor em Medicina Veterinária na área de Parasitologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Vila Velha desde 2014 e, professor nos cursos de graduação da Medicina Veterinária e cursos da saúde na Universidade Vila Velha desde 2012.
Em 2012 foi contemplado com a Menção honrosa (Prêmio Capes Teses) na área de Medicina Veterinária. Em 2021 ganhou o Prêmio Pesquisador Destaque CONFAP/FAPES de Ciência e Tecnologia. Em 2023 integrou a lista “Best Animal Science and Veterinary Scientists in Brazil”. É bolsista em Produtividade do CNPq desde 2014. Em 2024 passou a ser bolsista PQ 1C.
Ao longo da sua carreira científica publicou centenas de artigos científicos nacionais e internacionais, Livro e capítulos de livros. Orientou Mestrados, Doutorado e Iniciações Científicas.
É revisor colaborador convidado de importantes periódicos internacionais e nacionais e Ad hoc de agências de fomento no Brasil e de Instituições Internacionais. É editor associado de importantes periódicos internacionais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, Parasitologia Geral e Veterinária (ecto e endoparasitos), Doenças Parasitárias dos animais domésticos, Controle biológico, Biotecnologia aplicada e saúde única.