Descrição do curso
O Programa Residência em Área Profissional da Saúde – Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais da UVV – Universidade Vila Velha atua como modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu desde 2003, sendo o único programa do estado do Espírito Santo reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, conforme estabelecido pela Resolução 824 do CFMV, de 31 de março de 2006 e pela Resolução CES-CNE nº1 de 03/04/2001.
Autorização: Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde (CNRMS), Parecer nº 0425/2024, Processo nº 2022-001356/AT.
O Hospital Veterinário UVV tem um corpo docente formado por doutores e mestres, com experiência na área que se complementam e que atende animais oriundos de todos os municípios do Estado e também do sul da Bahia, leste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro, formando com isso, uma casuística adequada para o aprendizado. Além do atendimento no Hospital Veterinário, são realizados rotineiramente atendimentos aos animais da Fazenda Experimental da UVV e propriedades rurais do entorno, fazendo com que o profissional esteja constantemente atualizado com o mercado agropecuário, que é pujante no Estado e no Brasil.
A residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais justifica-se devido a necessidade de capacitação de profissionais médicos veterinários para que, ao final do curso, seja capaz de diagnosticar as principais afecções inerentes aos grandes animais, propor tratamento clínico e/ou cirúrgico, avaliar o prognóstico, escolher o protocolo anestésico quando for necessário, definir condutas de manejo sanitário e produtivo para melhorar a eficiência dos rebanhos, bem como avaliar as situações de risco a saúde pública que envolvam possíveis doenças infectocontagiosas de caráter zoonótico.
A criação de animais de grande porte muitas vezes entra em conflito quando há constatação de que estes compartilham algumas de suas doenças com os seres humanos. Como o único profissional qualificado para associar as diferentes espécies animais com as doenças que lhe são peculiares é o médico veterinário, o seu papel na orientação e aconselhamento dos proprietários de animais assume destacada relevância.
Público-alvo
Profissionais graduados a no máximo 03 (três) anos em Medicina veterinária, que desejam aprimorar seus conhecimentos.
Objetivos Gerais
- Estimular a capacidade crítica dos residentes.
- Promover o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício da clínica de grandes animais, por meio de treinamento profissional em serviço, sob supervisão.
- Desenvolver senso de responsabilidade inerente ao exercício de suas atividades profissionais, abordando políticas públicas de saúde e ao sistema único de saúde.
- Promover o aprimoramento didático científico por meio das disciplinas do eixo transversal (Epidemiologia, Estatística, Biossegurança, Metodologia da pesquisa, Vigilância em saúde, Seminários, Redação científica, Humanização no atendimento, Procedimentos semiológicos e Emergências em medicina veterinária).
- Integrar o profissional com o SUS, especialmente quanto ao NASF, com ênfase nas doenças associadas ao manejo epidemiológico e sanitário de animais de grande porte.
- Ser capaz de dar assistência médico veterinária à comunidade regional.
- Desenvolver capacidade para diagnosticar e tratar as principais afecções em grandes animais, avaliar o prognóstico e estabelecer diretrizes relacionadas ao bem estar animal e saúde pública.