Residência em Área Profissional de Saude – Clínica Médica de Pequenos Animais

2 anos

Descrição do curso

O Programa Residência em Área Profissional da Saúde – Clínica Médica de Pequenos Animais da UVV – Universidade Vila Velha atua como modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu desde 2003, sendo o único programa do estado do Espírito Santo reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, conforme estabelecido pela Resolução 824 do CFMV, de 31 de março de 2006 e pela Resolução CES-CNE nº1 de 03/04/2001.

Hospital Veterinário da Universidade Vila Velha (HV-UVV) é o único Hospital Universitário prestador de serviços veterinários à comunidade regional. Foi inaugurado em 4 de julho de 2002. Nos dois últimos anos foram atendidos no HV-UVV, aproximadamente, 1100 casos clínicos ao ano pelo setor de Clínica Médica de Pequenos Animais, que possui registro de 1166 casos atendidos em 2011 e 1215 casos em 2012.

O curso de graduação em Medicina Veterinária conta com corpo docente especializado, sendo composto por professores mestres e doutores que atuam diretamente ou indiretamente na área de clínica médica de pequenos animais, aptos a orientarem o profissional de saúde residente na área específica.

Público-alvo

Profissionais graduados a no máximo 03 (três) anos em Medicina veterinária, que desejam aprimorar seus conhecimentos.

Objetivos Gerais

  1. Estimular a capacidade crítica dos residentes.
  2. Promover o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício da clínica de pequenos animais, por meio de treinamento profissional em serviço, sob supervisão.
  3. Desenvolver senso de responsabilidade inerente ao exercício de suas atividades profissionais, abordando políticas públicas de saúde e ao sistema único de saúde.
  4. Promover o aprimoramento didático científico por meio das disciplinas do eixo transversal (Epidemiologia, Estatística, Biossegurança, Metodologia da pesquisa, Vigilância em saúde, Seminários, Redação científica, Humanização no atendimento, Procedimentos semiológicos e Emergências em medicina veterinária).
  5. Integrar o profissional com o SUS, especialmente quanto ao NASF, com ênfase nas doenças associadas ao manejo epidemiológico e sanitário deficiente de cães e gatos.
  6. Ser capaz de dar assistência médico veterinária à comunidade regional.
  7. desenvolver capacidade para diagnosticar e tratar as principais afecções em pequenos animais, avaliar o prognóstico e estabelecer diretrizes relacionadas ao bem estar animal e saúde pública.
  8. Capacitar para a estabilização pré-operatória do paciente, quando necessário, e intervenção em situações emergenciais.
  9. adequar e executar técnicas de anestesia, em suas diferentes modalidades, bem como a aplicação dos métodos de monitoração das funções vitais durante a anestesia.
  10. Realizar trabalhos de experimentação e pesquisa      relacionadas área de concentração de Clínica cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais.