Descrição do curso
O Programa Residência em Área Profissional da Saúde – Clínica Médica de Pequenos Animais da UVV – Universidade Vila Velha atua como modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu desde 2003, sendo o único programa do estado do Espírito Santo reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, conforme estabelecido pela Resolução 824 do CFMV, de 31 de março de 2006 e pela Resolução CES-CNE nº1 de 03/04/2001.
O Hospital Veterinário da Universidade Vila Velha (HV-UVV) é o único Hospital Universitário prestador de serviços veterinários à comunidade regional. Foi inaugurado em 4 de julho de 2002. Nos dois últimos anos foram atendidos no HV-UVV, aproximadamente, 1100 casos clínicos ao ano pelo setor de Clínica Médica de Pequenos Animais, que possui registro de 1166 casos atendidos em 2011 e 1215 casos em 2012.
O curso de graduação em Medicina Veterinária conta com corpo docente especializado, sendo composto por professores mestres e doutores que atuam diretamente ou indiretamente na área de clínica médica de pequenos animais, aptos a orientarem o profissional de saúde residente na área específica.
Público-alvo
Profissionais graduados a no máximo 03 (três) anos em Medicina veterinária, que desejam aprimorar seus conhecimentos.
Objetivos Gerais
- Estimular a capacidade crítica dos residentes.
- Promover o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício da clínica de pequenos animais, por meio de treinamento profissional em serviço, sob supervisão.
- Desenvolver senso de responsabilidade inerente ao exercício de suas atividades profissionais, abordando políticas públicas de saúde e ao sistema único de saúde.
- Promover o aprimoramento didático científico por meio das disciplinas do eixo transversal (Epidemiologia, Estatística, Biossegurança, Metodologia da pesquisa, Vigilância em saúde, Seminários, Redação científica, Humanização no atendimento, Procedimentos semiológicos e Emergências em medicina veterinária).
- Integrar o profissional com o SUS, especialmente quanto ao NASF, com ênfase nas doenças associadas ao manejo epidemiológico e sanitário deficiente de cães e gatos.
- Ser capaz de dar assistência médico veterinária à comunidade regional.
- desenvolver capacidade para diagnosticar e tratar as principais afecções em pequenos animais, avaliar o prognóstico e estabelecer diretrizes relacionadas ao bem estar animal e saúde pública.
- Capacitar para a estabilização pré-operatória do paciente, quando necessário, e intervenção em situações emergenciais.
- adequar e executar técnicas de anestesia, em suas diferentes modalidades, bem como a aplicação dos métodos de monitoração das funções vitais durante a anestesia.
- Realizar trabalhos de experimentação e pesquisa relacionadas área de concentração de Clínica cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais.