Residência em Área Profissional de Saude – Patologia Animal

2 anos

Descrição do curso

O Programa Residência em Área Profissional da Saúde – Patologia Animal da UVV – Universidade Vila Velha atua como modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu desde 2003, sendo o único programa do estado do Espírito Santo reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, conforme estabelecido pela Resolução 824 do CFMV, de 31 de março de 2006 e pela Resolução CES-CNE nº1 de 03/04/2001.

Autorização: Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde (CNRMS), Parecer nº 608/2018/CGRS/DDES/SESU, Processo nº 20213-1125.

O Hospital Veterinário UVV (HV-UVV) é o único hospital universitário prestador de serviços veterinários à comunidade regional. Foi inaugurado em 4 de julho de 2002. Em 2011 foram realizados no HV-UVV 478 exames de Citologia: 258 exames Histopatológico, 19 Tricogramas, 159 Necropsias, incluindo 29 de aves.

O curso de graduação em Medicina Veterinária conta com corpo docente especializado, sendo composto por professores mestres e doutores que atuam diretamente ou indiretamente na área de patologia animal, aptos a orientarem o profissional de saúde residente na área específica.

A residência em Patologia Animal é de extrema importância para a capacitação de profissionais médicos veterinários na realização de diversas atividades essenciais para a obtenção de um diagnóstico preciso a fim de se estabelecer um tratamento adequado melhorando o prognóstico, além de ser útil para estabelecimento de medidas de controle e prevenção mais adequados de acordo com cada casoem particular. Medidas que também terão impacto para a saúde pública, já que são diagnosticadas doenças infectocontagiosas e dentre estas diversas com caráter zoonótico tais como raiva e febre amarela.

O profissional médico veterinário deve orientar os proprietários de animais quanto à posse responsável, minimizando desta maneira, a ocorrência de doenças com potencial zoonótico. Além disto, realiza adequadamente o papel do médico veterinário no que tange ao controle epidemiológico e sanitário das diversas enfermidades.

O prazer de possuir animais de estimação muitas vezes entra em conflito quando há constatação de que estes compartilham tanto a afeição, quanto algumas de suas doenças com os seres humanos. Como o único profissional qualificado para associar as diferentes espécies animais com as doenças que lhe são peculiares é o médico veterinário, o seu papel na orientação e aconselhamento dos proprietários de animais na clínica em particular, assume destacada relevância.

Público-alvo

Profissionais graduados a no máximo 03 (três) anos em Medicina Veterinária, que desejam aprimorar seus conhecimentos.

Objetivos Gerais

  1. Proporcionar um processo de qualificação diferenciada a profissionais Médicos veterinários, atuando especificamente na área de Patologia animal, garantindo maior resolutividade dos casos atendidos.
  2. Propiciar uma formação crítico-reflexiva na perspectiva do desenvolvimento de competências técnicas, éticas e de relações interpessoais com o propósito de provocar a evolução profissional médico veterinário.
  3. Potencializar a integração de ações de ensino-serviço proporcionando um espaço de troca de saberes e experiências.
  4. Realizar assistência médico veterinária à comunidade.
  5. Capacitar para realização da técnica e interpretação dos achados de necropsia e confecção de laudos (diagnóstico morfológico, discussão e causa mortis).
  6. Capacitar para coleta de biópsia aspirativa e leitura e interpretação de lâminas de citopatologia.
  7. Capacitar para descrição macroscópica de peças cirúrgicas e oriundas de necropsia, clivagem e processamento para exame histopatológico.
  8. Capacitar para leitura e interpretação de lâmina de histopatologia.
  9. Realizar trabalhos de experimentação e pesquisa dos diferentes setores, sob supervisão do preceptor ou do docente responsável pelo trabalho, desde que com anuência do preceptor.