Paulo Edgar Resende, professor do Mestrado de Sociologia Política da UVV, é presença confirmada em evento universitário na cidade de Louisiana, nos Estados Unidos. Intitulado “Teoria Curricular: Ciclo de Palestras com Acadêmicos Internacionais”, o evento é organizado pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Louisiana e reúne profissionais de diversas partes do mundo para discussões que abordam os principais assuntos da atualidade.
Nosso professor foi convidado para apresentar uma de suas pesquisas mais recentes, cujo foco são os movimentos sociais, ativismos e manifestações populares. “Com o tema ‘Crises políticas e lutas sociais entre a ascensão da extrema direita no Brasil’, considero importante situar os acadêmicos a respeito do contexto atual da política brasileira, levando em consideração nossa história política e peculiaridades sociais e culturais, principalmente por que eles estão preocupados em relação aos riscos dessas eleições à democracia e às minorias”, ressalta.
Para ele, é engrandecedor o contato dos estudantes com professores de fora, relatando experiências distintas do que eles estão acostumados, sendo enriquecedor possibilitar a ampliação do horizonte de conhecimentos e o desenvolvimento da alteridade. A possibilidade de relatar outros pontos de vista sobre o mundo contribui para a expansão de pensamento, indo além da realidade pessoal, desenvolvendo a empatia, solidariedade e cultura.
“O Brasil tem grande importância para a economia e a política internacional, devido à sua dimensão e capacidade de influência em países da América Latina. Explicar os conflitos políticos brasileiros e a ascensão da extrema-direita contribui também para entenderem como os países, na atual era da globalização, estão estreitamente interconectados, se influenciando mutuamente em diversos aspectos da vida social, que vão muito além da política institucional”, explica Paulo Edgar.
Durante o evento contará com conferências, seminários para graduandos e pós-graduandos, orientação e reuniões com pesquisadores para compartilhamento de métodos.