Embora sejam muito importantes, suas habilidades profissionais não são os únicos fatores que contam em uma entrevista de emprego. Além de estar atento à qualificação, é comum que o recrutador tente fazer uma leitura sobre sua personalidade por meio do modo como você fala e seu corpo reage durante a conversa. Por isso, é necessário prestar atenção também ao jeito como você se porta ao longo da entrevista.
Siga as dicas da coordenadora do nosso MBA em Gestão de Pessoas, Juliana Rocha Stein, e garanta uma boa impressão ; )
Seja pontual
Organize sua agenda, certifique-se sobre o local da entrevista e como está o trânsito. Caso necessário, faça o percurso antes.
Mesmo com planejamento, imprevistos acontecem e os entrevistadores sabem disso. Nesse caso, avise imediatamente, demonstre zelo com o compromisso e respeito à pessoa que te espera.
Fique atento à comunicação verbal e não verbal durante a entrevista de emprego
A dica é: sinta-se em um reality show. Como já foi dito, você estará sendo observado o tempo todo.
Escolha o traje conforme o cargo pretendido, cuide da postura e da comunicação gestual. Demonstre interesse, entusiasmo e fale o essencial. Seja simples e objetivo.
Evite os extremos: não fale demais, não interrompa o recrutador, mas também não fique muito tempo em silêncio diante de uma pergunta.
Esteja preparado para falar sobre você e responder sobre qualidades e defeitos
Os recrutadores têm interesse em sua resposta. Esqueça essa conversa de perfeccionismo e saia do lugar-comum.
Faça uma análise de sua personalidade e seja honesto. Entrevistadores são especialistas em interpretar o perfil de seus entrevistados. Claro que, por ser uma entrevista de emprego, é sua chance de explorar o marketing pessoal, mas seja natural e não tente ser aquilo que você não é.
Cuide de suas redes sociais
Hoje, o perfil on-line é tão importante quanto o currículo. Ele é comumente utilizado pelas empresas para confirmar o que você disse na entrevista de emprego e entender melhor quem você é no dia a dia. Seus textos e comentários também são analisados. Então cuidado com a grafia e comporte-se bem.
Essa dica serve para toda sua trajetória profissional.
Boa reputação é indispensável
Como vai seu networking na internet? É normal que recrutadores identifiquem amigos que vocês têm em comum e peçam opiniões a seu respeito.
Se você quer construir uma rede de contatos que possa te ajudar de verdade a conquistar boas vagas de emprego, cadastre-se no Carreiras UVV, uma rede social exclusiva para alunos e egressos da nossa universidade.
Nela, além de conectar-se a uma galera que manda muito bem, você tem acesso antes de todo mundo às melhores vagas do mercado de trabalho.
Pesquise sobre a empresa
A pergunta “por que você quer trabalhar aqui?” requer uma resposta, no mínimo, inteligente.
O recrutador, além de analisar o que você sabe sobre a empresa, tentará medir o seu grau de interesse pela vaga. Faça perguntas e comentários coerentes, demonstre que você pesquisou sobre a instituição. Mostre que seu interesse pela vaga é real.
Pronto! Agora que você sabe como mandar bem, crie um currículo legal – mesmo sem experiência – e não tenha medo de entrevistas de emprego. Vai lá que o mundo é seu.