10 segundos. Este é o tempo que o seu currículo tem para conquistar a atenção do recrutador em um processo seletivo e te ajudar a conquistar um emprego.
Segundo dados levantados pela empresa de recrutamento Catho, a maioria dos recrutadores – cerca de 30% – leva, em média, de 6 a 10 segundos para decidir se um currículo é ou não relevante.
A pesquisa da Catho foi realizada por meio de entrevistas com profissionais de recrutamento e revela que a avaliação dos currículos acontece quase sempre em duas fases.
Na primeira, o recrutador verifica superficialmente as informações. É neste momento da análise que o candidato precisa mostrar sua força. E é também nesta etapa que os 10 segundos eliminam aqueles que não se destacam. Caso considere o perfil do candidato atrativo, o recrutador segue, então, para uma análise mais criteriosa.
Para superar o desafio dos 10 segundos e conquistar o recrutador, preste atenção nestas dicas:
Experiência profissional, objetivos junto ao emprego e dados para contato são fundamentais.
Certifique-se de ter exposto adequadamente sua formação e os trabalhos que você já realizou. E não se esqueça de informar seu número de telefone e e-mail para contato. Já pensou ser eliminado porque o recrutador não conseguiu falar com você?
Aposte na clareza e destaque as informações mais importantes.
Organização e objetividade são tudo na construção de um currículo atrativo. Não exagere na quantidade de texto e dê prioridade ao que possa chamar a atenção do recrutador.
De acordo com a pesquisa da Catho, experiência profissional, formação e cursos complementares, cargo e área pretendidos, objetivo profissional e fluência em outros idiomas são as informações que não podem faltar no currículo.
Revise tudo antes de enviar
Verifique a ortografia e certifique-se de que não há erros de português ou de formatação em seu currículo. Esse tipo de falha, principalmente a ortográfica, pode ser fatal. Só envie depois de conferir tudo detalhadamente.
Mantenha o currículo sempre atualizado
Atualize seu currículo toda vez que uma novidade em sua carreira profissional puder ser usada como atrativo durante o recrutamento.
Formação acadêmica e experiência devem estar sempre em dia. E, se sua profissão pede portfólio, siga a mesma recomendação e garanta que seu talento visto na prática seja uma vantagem a mais no processo seletivo.
Quando seu currículo vencer os 10 segundos e mostrar sua melhor versão de forma clara, objetiva e atrativa, é hora de se preparar para a entrevista de emprego. Clique aqui e saiba como mandar bem em mais esta etapa de sua jornada rumo ao sucesso profissional.