O primeiro colocado no XIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, o mais importante do país, é capixaba! As egressas de Fisioterapia da UVV, Ana Paula Rodrigues, Bruna Pessigatti e Pâmela Aguiar, orientadas pelo professor Fabiano Moura Dias ganharam com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Caracterização da cefaleia e seus aspectos biopsicossociais no ambiente universitário”.
O estudo avalia fatores sem ser de causa biológica que podem provocar a cefaleia, como por exemplo a ansiedade, o estresse no trabalho e dentro de casa, o comportamento perfeccionista e a qualidade do sono.
“Os fatores psicossociais desencadeiam a cefaleia e a cefaleia desencadeia fatores psicossociais. Isso se torna um ciclo vicioso. Então a pessoa acaba não tendo um bom rendimento no trabalho e a participação social ela é severamente comprometida”, destaca o orientador do trabalho Fabiano Moura.
A pesquisa estudou 51 pessoas entre funcionários e estudantes com dor de cabeça na Universidade Vila Velha.
O Congresso Brasileiro de Fisioterapia é esperado por toda comunidade cientifica e acontece de forma bianual, foram apresentados 267 projetos entre trabalhos de conclusão de curso, mestrados e doutorados.
“Ficamos muito surpresas, ganhar um certificado de menção honrosa é muito importante. Foi de grande importância e ficamos muito emocionadas”, conclui a egressa Ana Paula.
O trabalho também resultou em uma publicação, em inglês, na revista científica Brazilian Journal of Pain.
Texto por: Giulian Ola
Crédito da foto: Raphael Araujo