Egressa do curso de Fotografia da UVV participa de exposição fotográfica, em Nova Iorque

18, Abril, 2023 UVV

Um dos pontos turísticos mais famosos de Vitória ganhou notoriedade internacional. Através do olhar de Ana Luzes, a série “Só se afoga quem sabe nada”, fotografada na Ilha das Caieiras, participou da exposição Bridging Horizons: Brazilian Photography Today, em Nova Iorque.

O convite veio por meio do curador da exposição, Paul Clemence, após acompanhar a exposição da artista no conservatório sobre imagens periféricas no Consulado do Brasil, no México. Foram selecionadas duas fotografias, “que falam sobre a liberdade do ponto de vista e variedade da perspectiva”, afirma Ana Luzes.

Para Ana Luzes, a fotografia tem o poder transformador de comunicar e abrir caminhos.

“Enquanto mulher preta e fotógrafa documental, sinto que a importância de alcançar um lugar que parece tão distante me trouxe a liberdade de sonhar e querer alcançar cada vez mais espaços. Espero que meu trabalho liberte e inspire a produção de novas artistas da comunidade, principalmente do Morro do Quadro. A favela ainda não venceu, mas um passo transforma toda uma jornada” disse a fotógrafa.

Nascida e criada em uma comunidade, em Vitória, a sua principal fonte de inspiração é o local onde vive. “O Morro do Quadro juntamente com Instituto Serenata d’Favela são assuntos que estão presentes em todas as minhas fotografias. Não só como protagonistas, mas como pertencentes à estética que o mundo precisa conhecer “, comenta a artista.

 

TRAJETÓRIA DE ANA LUZES

Durante a infância, foi considerada uma criança tímida e observadora. Aos 13 anos, começou a registrar o seu cotidiano através de uma câmera de celular, onde descobriu uma forma de se comunicar com o mundo.

Em 2018, ingressou no curso de Fotografia da Universidade Vila Velha (UVV). Entre as atividades extracurriculares que ela participou durante a vida acadêmica, estão monitoria de Iluminação e Fotografia Básica e participação na produção da mostra fotográfica Foto Síntese.

Concluiu sua formação em 2020, e desde então, vem inspirando diversos jovens e encantando o mundo através do seu trabalho.

 

Texto por Natasha Lopes