Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Vila Velha (UVV) participam do projeto de extensão “Cartografia das experimentações curriculares da educação infantil”. O projeto visa oferecer novas metodologias de ensino para crianças da educação infantil, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências entre estudantes e professores que já atuam no mercado.
A iniciativa acontece em parceria com as prefeituras da Grande Vitória, fornecendo atividades para o desenvolvimento infantil dentro da UVV. Ao terem contato com diferentes atividades, experimentações e novos estímulos, eles têm a oportunidade de explorar seu potencial criativo, ampliar seu repertório cultural, desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
Além disso, o projeto desempenha um papel fundamental na formação dos futuros profissionais da educação, onde graduandos em Pedagogia têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades pedagógicas e adquirindo uma visão mais ampla das possibilidades educacionais.
Uma das atividades realizadas é a exploração do laboratório de Geologia, seguida pela produção de tintas orgânicas utilizando diferentes cores de argila. As crianças são estimuladas a desenhar e experimentar materiais diversos, aprendendo a selecionar folhas adequadas para cada produto.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Paula Patrocinio Holzmeister, destaca a importância de ampliar as experiências educacionais.
“O projeto é de fundamental importância, pois fortalece as articulações entre aprofundamento conceitual e as práticas pedagógicas inovadoras. Tais inovações são desenvolvidas a partir de pesquisas e proposições das monitoras com apoio da professora pesquisadora” disse a coordenadora.
Esse projeto mostra como a universidade pode contribuir ativamente para a melhoria da educação, promovendo a formação de profissionais qualificados e proporcionando experiências enriquecedoras para crianças da educação infantil.
Aos alunos interessados em participar desta dinâmica, basta procurar a coordenação do curso de Pedagogia. As atividades são realizadas 3 vezes ao mês, garantindo que uma maior quantidade de crianças seja beneficiada.
Texto por Kamilli Rampinelli